Uma criança apresentou uma lesão muscular devido a uma pancada na região posterior da perna. Durante a fase inflamatória da lesão muscular, as células presentes que caracterizam esta fase são:
Os músculos esqueléticos compõem cerca de 40% do peso corporal, estão sob controle voluntário e recebem suprimento de oxigênio e nutrientes através do sistema circulatório.
Sendo assim, as características dos músculos predominantemente de força com predomínio de fibras do tipo IIb são:
O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 ºC. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados do organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta.
“Estão localizados na junção musculotendínea, enrolados nas terminações das fibras extrafusais do músculo e são sensíveis à tensão muscular causada pelo alongamento passivo ou por uma contração muscular ativa.” Esta é a definição de
Fuso muscular é a principal estrutura sensitiva do músculo, composta por 3 a 12 fibras musculares finas intrafusais. Sobre ele, pode-se afirmar que:
I. Possui um papel importante na modulação continuada dos motoneurônios alfa. II. Seus impulsos eferentes também facilitam polisinapticamente sinergias antagonistas. III. Pode ser excitado pelo estiramento de todo o músculo e pelas terminações secundárias.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Existem dois tipos de tecido ósseo. Nas fraturas, a lesão é primariamente recoberta por um tecido fibrocartilaginoso. Em algumas semanas forma-se uma “cicatriz”, que consiste no depósito de osso primário. Nos meses subsequentes, este calo é reestruturado, osso secundário, adotando a forma original de osso. Durante o processo de cicatrização da lesão, pode ocorrer a formação de uma “falsa” articulação. Osso primário, osso secundário e falsa articulação correspondem, respectivamente, a: