Questões de concursos sobre "Termologia/Termometria" | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Termologia/Termometria que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225683 - Quadrix Professor - Física 2018

O Polo Sul é bem mais gelado que o Polo Norte. Por lá, a temperatura média no verão não costuma passar dos -35 °C. O Norte é mais "quentinho", registrando médias de 0 °C nos períodos de calor. Há vários motivos para essa diferença.


Internet: <https://mundoestranho.abril.com.br> (com adaptações).


Um glaciologista do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) utiliza, para registrar as temperaturas, um termômetro calibrado em uma escala desconhecida X. Os valores do ponto de fusão e de ebulição desse termômetro são, respectivamente, 20 °X e 110 °X.


Com base no texto e no caso hipotético acima apresentados, assinale a alternativa que apresenta a equação de conversão entre uma dada temperatura na escala X (tx), uma temperatura na escala Celsius e o valor da temperatura de -35 °C na escala X.

Ver Comentários

Q225757 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2018

Considere um cilindro no qual está contido um gás. O cilindro tem um êmbolo móvel, e a sua extremidade inferior está tampada. Este cilindro é mergulhado em água, que é aquecida por meio de um bico de Bunsen, conforme ilustrado na figura abaixo. 


Os dados coletados durante um experimento estão expressos na tabela abaixo:


Segundo a lei de Charles, a relação entre o volume e a temperatura, à pressão constante, é linear: V = kT. De acordo com os dados da tabela, o valor dessa constante k, em ml/K, é aproximadamente:
Ver Comentários

Q225774 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2018

Um pequeno aquecedor elétrico de imersão de 200 watts de potência foi usado para aquecer 240g de água durante 4 minutos. A variação da temperatura dessa quantidade de água, neste intervalo de tempo foi de: (Dados: Calor específico da água igual a 1 cal/g°C, 1 cal = 4 J).
Ver Comentários

Q225907 - CS-UFG Professor - Física 2010

De acordo com a segunda lei da termodinâmica, nenhuma máquina térmica pode possuir eficiência de 100%. Então, qual seria a eficiência máxima de uma máquina térmica? Esta pergunta foi respondida em 1824 pelo engenheiro francês Sadi Carnot, que desenvolveu uma máquina hipotética que fornece a eficiência máxima permitida pela segunda lei. Sendo QH o calor fornecido ao sistema e |QC| o calor rejeitado, o ciclo dessa máquina, conhecido como ciclo de Carnot, é representado, em um diagrama pV, por
Ver Comentários

Q225912 - CS-UFG Professor - Física 2010

No final do século XVIII, a natureza do calor estava em discussão. Dois pontos de vista congregavam a opinião dos físicos: de um lado, a hipótese do calórico de Lavoisier; do outro, a hipótese do movimento vibratório das partículas do corpo, endossada por Francis Bacon e Robert Hooke. Nesse cenário, as experiências bastante precisas realizadas por Benjamim Thomson (Conde de Rumford), enquanto supervisionava a perfuração de canhões nas oficinas do arsenal militar de Munich, levaram à conclusão de que
Ver Comentários

Q226199 - IFB Professor - Física 2017

Um mol de um gás monoatômico ideal se encontra dentro de um recipiente inicialmente a uma temperatura To e sofre uma transformação isobárica, de modo que o seu volume dobra de valor. A quantidade de calor que o gás recebeu nesta transformação é dado por: Obs.: considere R como a constante geral dos gases.
Ver Comentários

Q226244 - IFB Professor - Física 2017

Um mol de um gás monoatômico ideal, que está inicialmente a uma temperatura To, sofre uma transformação isovolumétrica, de modo que a sua pressão triplica. Em seguida, o gás sofre uma nova transformação isotérmica, de modo que o seu volume dobra de valor nesta transformação. A quantidade de calor que o gás recebeu ao longo de todo o processo é igual a: Obs.: considere R a constante geral dos gases.
Ver Comentários

Q226333 - IBFC Perito Criminal - Engenharia Mecânica 2017

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema “Fundamentos e mecanismos de transmissão de calor”.  I. O mecanismo de convecção se caracteriza pela transferência de calor causada pelo deslocamento de massa fuida.  II. Na convecção natural ou livre, o escoamento é causado por forças de empuxo devidas aos gradientes de massa específca produzidos pelas diferenças de temperatura no fuido.  III. O número de Prandtl indica a intensidade relativa entre os processos de transporte difusivo de momento linear e de calor.  Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q226334 - IBFC Perito Criminal - Engenharia Mecânica 2017

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema “Fundamentos e mecanismos de transmissão de calor”.  I. Existem três mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.  II. O mecanismo de transferência de calor por condução se caracteriza pela transferência de energia térmica em um meio material sólido ou fluido, causada pela transferência de um gradiente de temperatura.  III. A densidade de fluxo de calor é diretamente proporcional ao gradiente de temperatura e inversamente proporcional ao gradiente de pressão.  Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q226341 - IBFC Perito Criminal - Engenharia Mecânica 2017

Avalie as afirmações que seguem com base no seguinte experimento: “O aquecimento da água a pressão constante em um cilindro com pistão sem atrito”.  I. À medida que mais calor for acrescentado, mais vapor será produzido.  II. Quando a mistura é totalmente vaporizada, tem vapor saturado.  III. Desde que a pressão de mistura seja mantida constante, a temperatura vai aumentar gradualmente.  Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários