Q226376 - FUNCAB Perito Criminal - Farmacêutico 2013
Pode-se afirmar que o desenho a seguir ilustra, para um observador na Terra em uma das áreas de destaque da figura, o eclipse:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ótica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Pode-se afirmar que o desenho a seguir ilustra, para um observador na Terra em uma das áreas de destaque da figura, o eclipse:
No laboratório de Física de certa escola, o professor propôs aos seus alunos conseguirem identificar o desenho que há em uma cabeça de alfinete, colocando à disposição deles algumas lentes esféricas. A imagem direita e ampliada do desenho será obtida pelos alunos que posicionarem a cabeça do alfinete sobre o eixo principal de uma lente
Um espelho côncavo será utilizado para a obtenção de uma imagem de um determinado objeto. As características desejadas para essa imagem são: real, invertida e de tamanho maior do que o objeto.
Em relação ao eixo principal do espelho, o objeto deve ser posicionado
Uma lente delgada de comportamento divergente e um espelho convexo gaussiano estão alinhados de forma que seus eixos principais são coincidentes. A distância entre o vértice do espelho e o centro óptico da lente é de 120 cm. As distâncias focais da lente e do espelho são iguais e valem 20 cm. Uma fonte pontual é colocada sobre o eixo principal no ponto médio entre o vértice do espelho e o centro óptico da lente. Essa fonte produz uma primeira imagem formada pelo espelho, que é iE, e uma primeira imagem formada pela lente, que é iL. A distância entre as imagens iE e iL é de
Constantes FísicasAceleração da gravidade terrestre: g = 10 m/s²Constante da Gravitação Universal: G = 6,70 x 10-11 N.m²/kg²π = 3,0Densidade do ar: ρ = 1,3 kg/m³Massa da Terra: MT = 6,0 x 1024 kg
Durante uma aula prática de laboratório, o professor dispunha de uma vela e de uma lente convergente L, de distância focal f = 20 cm. O professor posiciona a vela, inicialmente, a uma distância de X0 = 40 cm da lente e, a seguir, desloca-a para a posição X1 = 30 cm, com velocidade média de módulo 1,0 cm/s. A respeito da experiência realizada pelo professor, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: ( ) A velocidade média, desenvolvida pela imagem da vela, durante o deslocamento, possui módulo igual a 2 cm/s. ( ) A velocidade relativa entre a vela e sua imagem possui módulo igual a 1 cm/s, e elas se afastam. ( ) O módulo do deslocamento da imagem é o dobro do módulo do deslocamento da vela. A sequência correta é
A figura a seguir representa um raio de luz (r1) se propagando do meio 1 para o meio 2. Sabendo que α > β, marque a opção correta.
Sob certas condições atmosféricas, pode-se observar em volta da Lua uma aréola colorida. Trata-se de um efeito de difração provocado por gotículas de água das nuvens da atmosfera terrestre. Sendo assim, podemos afirmar que a borda externa da aréola fica
Um raio de luz monocromática, vindo do ar, incide perpendicularmente a uma das faces laterais de um prisma feito de um material transparente de índice de refração n1, como mostra a Figura I. Ao atravessar o prisma, o raio luminoso sofre um desvio angular δ.
Justapõe-se à face lateral do prisma, oposta à de incidência, uma lâmina de faces paralelas feita de um material transparente de índice de refração n2, como mostra a Figura II.
Nesse caso, esse raio luminoso, ao atravessar o prisma e a lâmina de faces paralelas, sofre um desvio angular δ’.
Esses desvios angulares são tais que
Uma vela é colocada diante de uma lente convergente de distância focal f, perpendicularmente ao eixo principal, a uma distância 2f. Do lado oposto, inclinado em 45º em relação ao eixo principal da lente, encontra-se um espelho plano a uma distância maior do que 2f, como ilustra a figura.Assinale a opção que representa melhor a imagem da vela conjugada pelo espelho plano.
O prisma é o conjunto de três meios homogêneos e transparentes separados por duas superfícies planas não paralelas, que são as faces do prisma. As faces se interceptam numa reta chamada aresta do prisma. O ângulo entre as faces do prisma é o ângulo de refringência. Um prisma triangular desvia um feixe de luz verde de um ângulo θA , em relação à direção de incidência, como ilustra a figura A, abaixo.
Se uma placa plana, do mesmo material do prisma, for colocada entre a fonte de luz e o prisma, nas posições mostradas nas figuras B e C, a luz, ao sair do prisma, será desviada, respectivamente, de ângulos θB e θC, em relação à direção de incidência indicada pela seta.
As relações entre os desvios angulares θA , θB e θB e θC, serão: