Questões de concursos sobre "Ótica" | Física - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ótica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225998 - IBFC Professor - Física 2015

Considerando uma lente convergente biconvexa, analise as afirmações abaixo:


I. Um raio de luz que incida perpendicularmente sobre seu próprio centro óptico não sofre desvio algum em sua trajetória.

II. Um raio de luz que se propague pelo foco da lente sofrerá refração, saindo paralelo ao eixo principal da lente.

III. Um raio de luz que se propague paralelo ao eixo principal da lente sofre refração, passando pelo foco da imagem.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.

Ver Comentários

Q226047 - IBFC Professor - Física 2015

Um raio de luz, ao passar de meio, com um índice de n1 para outro meio com índice de refração n2, sofrerá uma alteração em seu comprimento de onda e em sua velocidade, permanecendo a sua frequência inalterada. Considerando este fenômeno, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q226050 - IBFC Professor - Física 2015

Suponha um aquário de vidro transparente, cheio de água. Uma pessoa enxerga, olhando através da superfície superior da água e do vidro da parte traseira, um objeto atrás do aquário. Considerando que o índice de refração do vidro é maior que o da água, e que este é maior que o do ar, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q226094 - UFMT Professor - Física 2015

O raio de luz monocromática, que incide sob o prisma com um ângulo de incidência θ1, incide sobre a outra face no ângulo limite de refração, como mostra a figura. Sabendo-se que o meio em que o prisma está imerso é ar nas condições normais de temperatura e pressão e que o prisma é feito com material com índice de refração igual a √2 , qual o ângulo de incidência (θ1)?



Ver Comentários

Q226095 - CESPE Professor Pleno I 2013

Caso a luz se propague em um meio com índice de refração n1 e incida sobre a superfície de um segundo meio com índice de refração n2, tal que n2 < n1, a luz será
Ver Comentários

Q226137 - FUNRIO Físico 2017

Um dos testes mais importantes para o controle de qualidade de imagens radiográficas é a curva sensitométrica Hurter & Driffield (H&D), que fornece a densidade ótica como função da exposição recebida. Sobre esta curva obtida para um material negativo, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q226149 - UFMT Papiloscopista 2017

Lupas são lentes simples de uso comum na identificação de impressões digitais. Considere que sejam lentes esféricas de bordas delgadas. Ao se colocar um objeto à meia distância entre o foco principal objeto e o centro óptico de uma lupa, a imagem será:
Ver Comentários

Q226156 - COPEVE-UFAL Físico 2016

Quando um experimento de difração de luz em uma fenda é montado em laboratório, as posições relativas da fonte de luz, do obstáculo e do anteparo são importantes na definição do tipo de abordagem a ser empregada na análise das medidas, por exemplo, se é mais pertinente utilizar a difração de Fresnel ou a difração de Fraunhofer. Quando a abordagem da difração de Fresnel é a mais adequada, significa que os raios que emanam da fenda 
Ver Comentários

Q226158 - COPEVE-UFAL Físico 2016

Certos cristais semicondutores são sintetizados e apresentam uma propriedade chamada atividade óptica, que é responsável por girar a polarização de um feixe de luz polarizada ao atravessá-los em uma determinada direção. Considere um cristal semicondutor opticamente ativo em forma de cubo com 8 mm de aresta, conforme mostrado na figura. Um feixe de laser incide perpendicularmente ao plano xy do cristal com polarização – i e emerge do outro lado com polarização + i. Qual a atividade óptica do cristal?  
Ver Comentários

Q226160 - COPEVE-UFAL Físico 2016

Radiação do tipo raios X possui energia relativamente alta e é apropriada para investigar a estrutura cristalina de sólidos. É possível, por meio de difração de raios X, investigar os arranjos dos átomos e determinar suas distâncias em cristais com estrutura desconhecida. Cobre metálico foi analisado em um experimento de difração de raios X que produziu um pico de Bragg de primeira ordem em um ângulo θ = 29º. O experimento foi realizado com radiação de raios X de comprimento de onda de 1,2 angstroms. Qual é o espaçamento mínimo, em angstroms, entre os planos de difração formados pelos átomos do cobre metálico?  (Dado: sen 29° =0,48) 
Ver Comentários