Questões de concursos sobre "Movimento Retilíneo Uniformemente Variado" | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225709 - Quadrix Professor - Física 2018

Suponha-se que a velocidade de uma partícula seja dada pela seguinte função: v = 50-30t + 20t2, onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a função da posição (x) em função do tempo, sabendo que a posição inicial é zero.
Ver Comentários

Q225717 - SEDUC - CE Professor - Física 2016

Dois automóveis, I e II, inicialmente trafegam lado a lado em uma estrada reta. Em algum instante, o carro I aumenta sua velocidade e, simultaneamente, o outro começa uma frenagem. Assim, pode-se afirmar corretamente que
Ver Comentários

Q225768 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2018

Três bolas idênticas, A, B e C, sujeitas apenas à ação da força gravitacional, são lançadas simultaneamente, com módulos de velocidade iguais, de uma mesma altura h do solo: uma verticalmente para cima ( A ), outra verticalmente para baixo ( B ) e a outra horizontalmente para a direita ( C ). Os módulos das velocidades com que as bolas atingem o solo será tal que:
Ver Comentários

Q225770 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2018

Um motorista viajando em seu carro a 90 km/h percebe uma árvore caída na pista a 60 m de distância. Ao acionar os freios, o carro desacelera a uma taxa constante de 5 m/s2. Com base nas informações dadas, é CORRETO afirmar que o carro:
Ver Comentários

Q225772 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2018

A tabela a seguir mostra o tempo, cronometrado em segundos, que uma bolinha gasta para sair da posição S0=0 metros até a posição S4=0.400 metros. 


A partir dos dados acima é CORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q226029 - IBFC Professor - Física 2015

Uma esfera de massa 6 gramas, partindo do repouso, desliza sobre uma pequena rampa e rola sobre o solo, conforme mostrado na figura1. Considerando g=10m/s2 e o coeficiente de atrito cinético da esfera com o solo µc = 0,5, assinale a alternativa que corresponde à distância da base da rampa aonde a esfera irá parar. Desprezar o atrito entre a esfera e a rampa.



Ver Comentários

Q226045 - IBFC Professor - Física 2015

Um veículo de massa M, a uma velocidade V, ao ter seus freios totalmente acionados, necessita de uma distância d para parar totalmente (derrapar). Se este mesmo veículo estiver transportando uma carga de 0,5 M e estiver a uma velocidade 2 V, no mesmo tipo de pavimento, assinale a alternativa que indica a distância que ele necessitará para parar totalmente. 
Ver Comentários

Q226259 - IFB Professor - Física 2017

Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2 , de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão:
Ver Comentários

Q226277 - IFB Professor - Física 2017

Uma partícula se move na direção horizontal de modo que a sua posição é dada pela seguinte função: X(t) = 4.t²+2.t³/3, onde t está em segundos e X em metros. Podemos afirmar que a aceleração da partícula no instante t = 0.5s é igual a:
Ver Comentários

Q226299 - IBFC Perito Criminal - Engenharia Química 2017

Um veículo em movimento adquire velocidade representada pela função V = 30 - 2t (no SI). Nessas condições, a velocidade do veículo decorridos 2,5 segundos, é de: 
Ver Comentários