Questões de concursos sobre "MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado" | Física - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Uma partícula descreve uma circunferência de centro O, em movimento uniformemente retardado, no sentido horário. No ponto P, indicado na figura, a velocidade e a aceleração vetoriais da partícula estão melhor representadas em
A aceleração centrípeta instantânea de uma partícula de massa m, em uma trajetória curvilínea qualquer de raio ρ, com velocidade tangencial v e velocidade angular ω em torno do centro instantâneo de rotação, é dada por:
Q226934 - FGV Auxiliar de Perícia Médico-legal 2012
Uma ambulância transporta um paciente recém-operado ao longo de uma estrada onde há uma lombada aproximadamente circular de centro em C e 40 m de raio, como mostra a figura.
Se a ambulância passar pelo topo da lombada com uma velocidade muito elevada, pode perder o contato com a estrada e o impacto que irá ocorrer quando os pneus voltarem a tocar o piso provocará um solavanco que não fará bem ao paciente.
Considerando g = 10 m/s2, o valor máximo da velocidade com que a ambulância pode passar pelo topo da lombada sem perder o contato com a estrada é de
Ao percorrer uma curva horizontal, em forma de quarto de circunferência, com velocidade escalar constante, um veículo sofre, relativamente a um referencial inercial, uma força resultante centrípeta de
Q227289 - CESGRANRIO Técnico de Perfuração e Poços Júnior 2014
Um disco gira, livremente, em torno de seu centro com velocidade angular de 1,00 rad/s. Sobre o disco, girando com ele, e a uma distância de 4,00 m do centro, encontra- se uma tartaruga que, na Figura abaixo, está representada por um pequeno quadrado preto.
Considerando-se a dimensão da tartaruga desprezível, qual será, aproximadamente, em rad/s, a nova velocidade angular do sistema se a tartaruga se deslocar até uma posição que fique a 2,00 m do centro do disco?
Dados momento de inércia do disco = 80,0 kg.m2 massa da tartaruga = 5,00 kg
Uma partícula está percorrendo a trajetória circular de centro em C e de raio R, mostrada na figura abaixo. Nela estão representados, por segmentos orientados, o vetor velocidade e o vetor aceleração da partícula no instante em que ela passa pela extremidade da direita do diâmetro horizontal.
O vetor forma um ângulo de 150° com o vetor . Sendo = 8 m/s2, o raio R do círculo – trajetória mede:
Q227519 - CESGRANRIO Técnico de Estabilidade Júnior 2012
Uma partícula realiza um movimento circular uniforme de raio 20,0 cm, com a frequência de 1,0 Hz. A aceleração sentida pela partícula, em m/s2 , é de
1ª- Em uma trajetória curvilínea, o módulo do vetor velocidade média é menor que o módulo da velocidade escalar média correspondente ao mesmo intervalo de tempo.
2ª- Quando dois móveis percorrem distâncias desiguais em intervalos de tempos iguais, o que percorreu a menor distância mudou de posição mais lentamente.
Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:
Q228197 - CESGRANRIO Engenheiro de Manutenção Pleno - Mecânica 2011
Considere uma partícula percorrendo uma trajetória plana curvilínea de centro C com raio variável no tempo R(t) e velocidade v(t) (perpendicular à trajetória) em um determinado instante de tempo. Sendo θ(t) o ângulo da posição instantânea da partícula, com relação a um eixo de referência que passa por C, sua velocidade angular ω(t) em relação a um eixo perpendicular ao plano de movimento, que passa por C, é dada por
Q228309 - FCC Analista de Processos Organizacionais - Engenharia 2010
Um motor DC com redutor de velocidade possui uma barra metálica de 30 cm fixada em seu eixo e gira com uma velocidade constante igual a 60 rpm. Na extremidade da barra (ponto x) e no seu centro (ponto y) as acelerações tangenciais atx e aty e as acelerações centrípetas acx e acy valem: