Questões de concursos sobre "Máquina de Atwood e Associação de Blocos" | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Máquina de Atwood e Associação de Blocos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225694 - Quadrix Professor - Física 2018

A máquina de Atwood é um dispositivo simples que permite, pela determinação da aceleração dos corpos em movimento, testar as leis da mecânica. Basicamente, a máquina é constituída de dois corpos de massas m1 e m2 presos por um cabo que circunda uma polia, conforme o sistema mostrado na figura a seguir. A polia indicada na figura possui uma massa tão pequena que pode ser desprezada. Também deve-se considerar a massa do cabo e o atrito da polia com seu eixo de rotação como desprezíveis, m1 > m2 e g = aceleração da gravidade. 


A partir do texto e da figura acima, assinale a alternativa que apresenta a expressão correta da aceleração (a) e da força de tração (T) no cabo.
Ver Comentários

Q226215 - IFB Professor - Física 2017

Os corpos A e B, ligados ao dinamômetro D por fios inextensíveis, deslocam-se em movimento uniformemente acelerado. A massa de A é igual a 16 kg e a indicação no dinamômetro é igual a 192 N. Desprezando qualquer atrito e as massas das roldanas e dos fios, estime a massa de B. 
Ver Comentários

Q226444 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2018

Considere a Figura abaixo:



No sistema de roldanas com cordas inextensíveis da Figura, a força F e o contrapeso W que mantêm o sistema em equilíbrio estático são iguais a, respectivamente,

Ver Comentários

Q226469 - Colégio Pedro II Professor - Física 2016

Na figura a seguir, os blocos 1 e 2 têm massas iguais. A roldana tem massa desprezível e a corda é ideal. O coeficiente de atrito entre os blocos 1 e 2 e o bloco A vale µ.


Nestas condições, a menor aceleração horizontal que o bloco A deve ter para que os blocos 1 e 2 permaneçam em repouso em relação a ele é

Ver Comentários

Q226496 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2017

Um homem sustenta uma carga de 50,0 kg por meio de uma corda e uma roldana, como mostra a Figura abaixo.



Sabe-se o seguinte: a corda e a roldana são ideais; o sistema está em equilíbrio estático; tanto o homem quanto a carga encontram-se em repouso; o ângulo entre a corda e a horizontal é de 53,0°.


O valor aproximado, em N, da resultante das forças de atrito entre o calçado do homem e o solo, é


Dados

aceleração da gravidade = 10,0 mˑs-2

sen 53,0° = 0,800

cos 53,0° = 0,600

Ver Comentários

Q226524 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2017

O elevador mostrado na Figura abaixo é utilizado para ajudar operários a transportar sacos de cimento do alto de uma plataforma para o chão.


O sistema é abandonado, a partir do repouso, da posição mostrada na Figura, e a cabine desce em trajetória vertical.

Se os atritos são desprezíveis e os cabos ideais, os valores aproximados da tração na corda e aceleração da cabine, durante a descida, são, respectivamente, em N e m -s2,


Dados

aceleração da gravidade g = 10,0 m .s2;

massa do contrapeso = 25,0 kg;

massa da cabine = 5,00 kg;

massa do saco de cimento = 50,0 kg.

Ver Comentários

Q226691 - IDECAN Professor - Física 2016

Uma caixa de massa desconhecida será içada por meio de uma corda que resiste a uma força de tração máxima de 6N sem se romper. Qual é a massa dessa caixa considerando que ela será puxada conforme indicado na figura e com a maior aceleração possível cujo valor é de 5 m/s2 ? (Considere: g = 10 m/s2 .)    
Ver Comentários

Q226796 - IF-CE Técnico de Laboratório - Física 2017

Um bloco de massa 127,3 kg encontra-se apoiado sobre um plano horizontal e preso ao sistema de roldanas acopladas. Cada roldana do sistema tem massa de 100g. A massa dos fios e os atritos são desprezíveis. Nestas condições, a força mínima necessária que o homem deve exercer, para suspender o bloco do plano horizontal, vale  
Ver Comentários

Q226800 - IF-CE Técnico de Laboratório - Física 2017

Na figura a seguir, está representada uma Máquina de Atwood, cuja polia tem raio R e massa desprezível. Na situação da figura, os blocos estão em repouso e possuem massas, respectivamente, iguais a MA = 144 g e MB = 96 g. Em determinado instante, o sistema é abandonado a partir do repouso, e o bloco A percorre 90 cm em 1,0 s. A velocidade escalar do bloco A, ao percorrer os primeiros 40 cm, vale  
Ver Comentários

Q226977 - FGV Tecnologista em Saúde - Engenharia Mecânica 2010

Um elevador é composto de um bloco de peso A, uma plataforma de peso B e uma barra triangular, conforme ilustra a figura abaixo. O bloco de peso A está sobre uma plataforma de peso B que é suspensa pela barra triangular onde é aplicada uma força P de 100 N. O bloco de peso total A é formado por vários pesos que são dispostos sem escorregamento, sendo o primeiro bloco de igual peso da plataforma B, segundo bloco igual à metade do peso B da plataforma, o terceiro bloco igual à terça parte do peso B da plataforma, e assim, sucessivamente.

Pede-se determinar a força de tração exercida pelo cabo na plataforma, em newtons, sabendo que o peso B é de 100N, são dez elementos que constam do bloco A, e a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2. Abandona-se o peso das polias, do cabo e da barra triangular acima das polias na presença dos pesos citados.

Ver Comentários