I - Em um corpo condutor ideal, toda carga elétrica líquida encontra-se sobre sua superfície.
II - Um campo magnético variável produz um campo elétrico.
Essas afirmativas são consequências de quais equações de Maxwell, respectivamente?
Q227162 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2014
Um condutor retilíneo de densidade linear 15 g.m -1 é colocado em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme de intensidade 5,0 T. O condutor fica perpendicular ao campo magnético.
Qual é, aproximadamente, em mA, a intensidade da corrente que deve atravessar o condutor de forma que a força magnética sobre o condutor se iguale ao seu peso?
Dado aceleração da gravidade = 10 m.s-2
Q227164 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2014
O esquema de um seletor de velocidade é mostrado na Figura abaixo. Trata-se de uma câmara com vácuo onde existe um campo elétrico uniforme E perpendicular a um campo magnético uniforme B. O feixe de elétrons de entrada é perpendicular a E e a B. Somente os elétrons que seguem em linha reta formam o feixe de elétrons de saída.
Os elétrons de saída têm, aproximadamente, velocidade de 5,0 x 105 m/s, se os módulos do campo elétrico e do campo magnético forem
Q227214 - CETRO Técnico em Laboratório - Física 2014
Em um laboratório de Fisica, mediu-se a corrente elétrica que atravessa um solenoide obtendo-se 0,5A. O solenoide tem 20.000 espiras por metro. Considere para a permeabilidade magnética o valor 12 x 10–7 T x m/A. Assinale a alternativa que apresenta a intensidade do campo magnético no interior do solenoide.
Q227309 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2012
Quando um condutor elétrico é percorrido por uma corrente elétrica, em torno dele é gerado um campo magnético. A figura a seguir representa dois condutores percorridos por correntes com direção, respectivamente, para fora da folha de papel, e para dentro da folha de papel.
A representação correta das linhas de campo magnético gerado em torno dos condutores 1 e 2 é
A respeito das três formas usuais de controle (atenuação) de interferências eletromagnéticas e as aplicações referentes a cada um deles, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Formas de controle de interferências
1. Blindagem.
2. Aterramento.
3. Filtro de modo comum.
Aplicações
( ) Utilizado(a) para determinar as fronteiras para a energia irradiada. Finos filmes de cobre trançado e folhas de metal são os materiais mais comuns.
( ) Imprescindível para o escoamento de ruídos e surtos provenientes da rede elétrica e também para a criação de uma boa referência de potencial elétrico. Adequadamente executado, pode prevenir alguns problemas de EMI, especialmente quando se trata de sistemas baseados em transmissão via rádio, reduzindo, por exemplo, correntes harmônicas e ruídos elétricos no cabo de alimentação da antena.
( ) Usado(a) para ajudar na eliminação de praticamente qualquer problema de interferência em sistemas, desde TV a cabo e telefones até a interferência de áudio causada por RF captada nos cabos dos alto- falantes.
A respeito da Teoria da Blindagem Eletromagnética, analise as assertivas abaixo. I. Os campos elétricos são mais fáceis de blindar do que os campos magnéticos. II. Qualquer material é capaz de blindar com efetividade uma região sujeita a ruído eletromagnético. III. Compatibilidade eletromagnética é a capacidade que dispositivos elétricos ou eletrônicos apresentam, além de gerarem seus próprios ruídos, de interagir com ruídos eletromagnéticos de outros aparelhos, mantendo sua performance em níveis aceitáveis de operação. É correto o que se afirma em :
Em relação aos materiais diamagnéticos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) São sempre repelidos por polos magnéticos. ( ) O ouro, a prata, o cobre e o bismuto são exemplos de materiais diamagnéticos. ( ) Apresentam suscetibilidade magnética sempre negativa. ( ) Todos os materiais apresentam algum grau de diamagnetismo.