Q228258 - CESGRANRIO Engenheiro de Equipamento Júnior - Terminais e Dutos 2011
Três barras são unidas por meio de um pino de aço, cuja área de seção reta vale 10-4 m2 , conforme ilustrado acima. O dimensionamento do pino é realizado pela tensão cisalhante (de corte) máxima atuante na seção do pino que, em MPa, para uma força F = 1000 N, vale
Q228262 - CESGRANRIO Engenheiro de Equipamento Júnior - Terminais e Dutos 2011
No que se refere ao movimento de um corpo rígido no plano, analise as proposições a seguir. I - Durante o movimento do corpo, não ocorre movimento relativo entre suas partículas. II - A aceleração angular do corpo depende do momento a ele aplicado e de seu momento de inércia de massa. III - Se o movimento do corpo for de translação pura, a resultante das forças sobre ele atuantes é nula. Está correto APENAS o proposto em
Q228284 - CESGRANRIO Engenheiro de Equipamento Júnior - Terminais e Dutos 2011
No problema de torção pura de um eixo maciço, uma das tensões principais não nulas, correspondente a um ponto material na superfície do eixo, atua no
Q228297 - CESGRANRIO Engenheiro Júnior - Análise de Projetos de Inverstimentos 2011
A lei de Hooke, a respeito dos corpos elásticos submetidos a tensão, enuncia-se como:
Q228311 - FCC Analista de Processos Organizacionais - Engenharia 2010
Os blocos 1, 2 e 3 têm massas m1 = m2 = m3 = 5 kg e encontram-se juntos um do outro sobre uma superfície sem atrito. Uma força de 60 N é aplicada horizontalmente no bloco 1, conforme o esquema abaixo.
O módulo da força resultante que o bloco 1 exerce sobre o bloco 2 vale
Q228315 - FCC Analista de Processos Organizacionais - Engenharia 2010
Um corpo de massa m é colocado em um plano inclinado sem atrito formando um ângulo de 30° com o plano horizontal. Sendo g a aceleração da gravidade, a aceleração do corpo ao descer o plano é igual a
Q228326 - FUNRIO Policial Rodoviário Federal - Superior 2009
Um automóvel, de peso 12000 N, apresentou pane mecânica e ficou parado no acostamento de uma rodovia. Um caminhão reboque veio ao local para retirá-lo. O automóvel será puxado para cima do caminhão com o auxílio de um cabo de aço, através de uma rampa que tem uma inclinação de 30 graus com a horizontal. Considerando que o cabo de aço permanece paralelo à rampa e que os atritos são desprezíveis, a menor força que o cabo de aço deverá exercer para puxar o automóvel será, aproximadamente, de