Questões de concursos sobre "Impulso e Quantidade de Movimento" | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Impulso e Quantidade de Movimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225623 - FCC Professor - Física 2016

Duas esferas A e B movem-se em direções perpendiculares sobre uma mesa horizontal. As massas das esferas são mA = 1,5 kg e mB = 2,5 kg, respectivamente. Elas colidem anelasticamente e, no instante da colisão, suas velocidades eram VA = 20 m/s e VB = 16 m/s. Imediatamente após a colisão, suas velocidades serão, respectivamente,
Ver Comentários

Q225625 - FCC Professor - Física 2016

Um homem de massa 83 kg está parado sobre um pequeno vagão de massa 1000 kg, em repouso nos trilhos horizontais. O homem dá alguns passos e salta numa direção paralela aos trilhos com velocidade de 6,0 m/s. Imediatamente após o salto, a velocidade do vagão tem módulo, em m/s,
Ver Comentários

Q225697 - Quadrix Professor - Física 2018

Um adolescente de 70 kg está sentado em seu esqueite, de 2 kg, parado, no topo de uma rampa. Em seguida, guia o esqueite para baixo e atinge a base da rampa com uma velocidade de 5 m/s. O ângulo da rampa com sua horizontal é de 30°. A aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a distância, em metros, desprezando as forças de atrito existentes, em que o adolescente deslizou com seu esqueite.

Ver Comentários

Q225792 - CEPS-UFPA Engenheiro mecânico 2018

Dois veículos colidem de modo completamente inelástico (permanecem unidos após a colisão), passando a deslizar juntos. O módulo da velocidade final, V, do conjunto, se um veículo tem 800 kg e velocidade de 50 km/h de oeste para leste, enquanto que o outro possui 500 kg e velocidade igual a 80 km/h de sul para norte, é
Ver Comentários

Q225856 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

A variação do momento (quantidade de movimento) linear no tempo para um sistema com massa variável é igual à:
Ver Comentários

Q225908 - CS-UFG Professor - Física 2010

O efeito da atiradeira gravitacional é produzido por uma “colisão” sem impacto de uma nave espacial com um planeta. Esse efeito é utilizado para fornecer um impulso adicional a uma nave espacial, aumentando sua velocidade.


A figura, a seguir, representa o planeta Saturno movendose em sentido x negativo, com uma velocidade orbital em relação ao Sol de módulo igual a vplaneta. Uma nave espacial dele se aproxima a uma velocidade de módulo igual a vinicial da nave em relação ao Sol. A força gravitacional de Saturno faz que a nave mude de direção e retorne em sentido oposto.


Considerando a trajetória da nave como retilínea e que mnave << Mplaneta, sua velocidade final, depois que se afasta de modo que não sinta mais a atração gravitacional do planeta, é
Ver Comentários

Q225909 - CS-UFG Professor - Física 2010

O trabalho total realizado pelas forças externas sobre um corpo relaciona-se ao deslocamento do corpo, ou seja, às suas variações de posição. Contudo, o trabalho total também é relacionado à velocidade do corpo por meio do teorema trabalho-energia cinética, que
Ver Comentários

Q225944 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2012

Um atirador próximo dispara com uma espingarda de ar comprimido um pequeno chumbinho de borracha com massa igual a 0,002kg. O projétil desloca-se com velocidade aproximadamente horizontal igual a 50m/s e atinge uma pequena partícula esférica de massa 0,03kg, inicialmente parada. A partícula esférica está posicionada na extremidade de uma corda de comprimento igual a L = 2.0m, conforme pode ser visto na figura abaixo. Assumindo que a colisão entre o projétil e a partícula seja perfeitamente elástica, determine qual deve ser a altura aproximada h adquirida pela partícula após a colisão. 
Ver Comentários

Q226012 - IBFC Professor - Física 2015

Um projeto que vem sendo desenvolvido por diversos centros de pesquisas militares ao redor do mundo é um canhão eletromagnético, no qual um projétil magnético é acelerado a altas velocidades através de um conjunto de bobinas, que atuam como eletroímãs, ligadas e desligadas em sequência. Sobre esta ideia, assinale a alternativa incorreta.
Ver Comentários

Q226092 - UFMT Professor - Física 2015

As bolas de bilhar A e B possuem a mesma massa e podem se mover sem atrito em um plano horizontal (mesa). Na Figura 1, tem-se o arranjo antes da colisão, em que a bola 1 move-se a 5 m/s em direção à bola 2, a qual está em repouso. As irregularidades da mesa não permitem determinar exatamente que ponto da bola 2 a 1 irá tocar. Observe os movimentos apresentados na Figura 2.



Dos resultados apresentados na Figura 2, são fisicamente possíveis, após a colisão das bolas:

Ver Comentários