Um corpo de massa 2m repousa sobre a superfície de um planeta de forma esférica e homogêneo, de raio R e massa M. Sendo G a constante gravitacional, qual a energia mínima necessária para transportá-lo até um ponto distante 3R do centro deste planeta?
Sobre método potencial gravitacional, analise as proposições a seguir.
I - A densidade de domos salinos é normalmente menor que a densidade das rochas por eles penetradas, tendo como consequência uma redução local de gravidade, havendo, portanto, o desenvolvimento de uma anomalia caracterizada por um mínimo gravimétrico.
II - Os dados gravimétricos são inversamente proporcionais ao cubo da distância entre o ponto de observação e a fonte geológica.
III - Ao efetuar um levantamento gravimétrico em uma região, não existe solução única para a distribuição de densidade que gera a gravidade observada.
IV - O potencial gravitacional obedece à equação de Laplace nos pontos do espaço onde a densidade for menor que 2 g/cm3 .
Considere a Terra com distribuição homogênea de massa, esférica de raio R e com aceleração gravitacional, na superfície, igual a A aceleração gravitacional, para uma profundidade, a partir da superfície, igual a H pode ser expressa por
Q228317 - FCC Analista de Processos Organizacionais - Engenharia 2010
Uma pessoa na superfície da Terra pesa 800 N. Sendo a aceleração da Lua igual a 1,6 os valores aproximados da massa e do peso dessa pessoa na Lua são, respectivamente,