Uma vela cilíndrica de 21 cm de comprimento é fixada a um cilindro maciço de ferro, de mesmo diâmetro que a vela e de altura 0,5 cm. A vela é colocada em um tanque com água e fica flutuando na posição vertical.
A densidade do ferro é 7,8 g/cm3 e a do material da vela é 0,80 g/cm3.
Acende-se a vela que, a cada hora, queima 2 cm e admite-se que o material da vela queima sem escorrer. Nestas condições, a vela irá se apagar em aproximadamente
Um móbile é composto de duas barras horizontais com esferas suspensas. As barras têm peso desprezível e o comprimento à direita do ponto de suspensão é o dobro do comprimento à esquerda. Para o equilíbrio, se a massa da esfera B é mB = 4 kg, a massa da esfera A é, em kg,
Um bloco de massa 50 kg é mantido em equilíbrio estático suspenso por três fios ideais, como mostra a figura abaixo. Nestas condições e com os dados da figura, a intensidade da força de tração no fio BC, em newtons, vale aproximadamente
O disco mostrado na figura abaixo gira em torno de um eixo vertical. Em determinado instante, a velocidade do ponto B é VB = 0,4 i m/s e a componente tangencial de aceleração do ponto A é AtA = 1.8 j m s2 / . Para esse instante, a rotação ω do disco está no sentido:
Sobre a figura ao lado e o seu diagrama de corpo livre, considere as seguintes afirmativas:
1. A força normal (N) sempre será perpendicular à força peso do corpo.
2. Quando a força de atrito for máxima, ela será dada por F = μ.N, apenas para o caso estático. No caso dinâmico, a força de atrito não será mais proporcional à força normal.
3. A força de atrito é sempre paralela à direção do movimento.
4. Os coeficientes de atrito no caso estático e dinâmico são diferentes, sendo o coeficiente de atrito estático menor que o coeficiente de atrito dinâmico.
Considere o pêndulo mostrado na figura abaixo, montado na vertical e formado por uma barra delgada de massa m e comprimento l. Para certo valor genérico de θ, o pêndulo foi abandonado com uma velocidade angular de ω no sentido horário. Para essa fase do movimento, a aceleração angular da barra é:
Um determinado corpo é suspenso por um dinamômetro e totalmente mergulhado em um fluido de massa específica desconhecida, sendo ρc a massa específica do corpo, ρF a massa específica do fluido, w o peso e waρo peso aparente. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a correta expressão para a massa específica do corpo.
A barra homogênea AB, mostrada na figura abaixo, possui peso de 120 N e comprimento de 100 cm. A barra está apoiada no ponto C a 60 cm de A, que sustenta um corpo D, de peso igual a 20 N. A uma distância x de B, foi colocado um corpo E, de peso igual a 100 N, de tal forma que a barra AB fique em equilíbrio na horizontal.
Com base na figura e no texto apresentados, o valor da distância x, em centímetros, é igual a
Uma tábua uniforme de 3m de comprimento é usada como gangorra por duas crianças com massas 20 kg e 45 kg. Elas sentam sobre as extremidades da tábua de modo que o sistema fica em equilíbrio sobre um apoio localizado a uma distância de 1m da criança mais pesada. Qual o peso da tábua?
Em um sistema constituído de um gás contido num conjunto cilindro-êmbolo, aplica-se uma pressão inicial no gás de 100kPa, ao mesmo tempo em que seu volume é 0,02 m³. Durante o processo, coloca-se um bico de Bunsen embaixo do cilindro, permitindo o aumento do volume do gás para 0,2 m³ à pressão constante. Durante este processo, o trabalho realizado pelo sistema é