Um espelho esférico côncavo de raio de curvatura 36 cm fornece, de um objeto real colocado entre o vértice e o foco do espelho, uma imagem ampliada três vezes.
A distância do objeto ao vértice do espelho é, em cm,
Um objeto real se encontra em frente a um espelho esférico côncavo voltado para a superfície refletora do mesmo, de modo que a distância do objeto até o espelho é dob = 3.f, onde f é a distância focal do espelho. Para esta situação, podemos afirmar que:
Um espelho côncavo será utilizado para a obtenção de uma imagem de um determinado objeto. As características desejadas para essa imagem são: real, invertida e de tamanho maior do que o objeto. Em relação ao eixo principal do espelho, o objeto deve ser posicionado
Uma fonte luminosa pontual encontra-se sobre o eixo principal de um espelho convexo a 40 cm do foco. A imagem conjugada pelo espelho forma-se a 10 cm do foco.
Uma vela foi colocada diante de um espelho côncavo de acordo com a figura a seguir. Se o raio do espelho tem 16 cm e o aumento linear é igual a –0,5, então x é igual a:
A respeito da teoria física da reflexão da luz, é correto afirmar que a reflexão que ocorre em espelhos côncavos sempre gerará imagens de natureza
Q226926 - FGV Auxiliar de Perícia Médico-legal 2012
Um cisco caiu no olho de um oftalmologista que, para se auto examinar, utiliza um espelho côncavo com o objetivo de obter uma imagem ampliada de seu olho. A distância mínima de visão distinta desse oftalmologista é 24 cm (isso significa que ele só consegue ver nitidamente algo que esteja, no mínimo, a 24 cm de seu olho). Por tentativas, ele vai aproximando seu rosto do espelho até chegar à posição mais próxima na qual consegue ver a imagem nítida de seu próprio olho. Nessa posição as dimensões lineares da imagem estão duas vezes ampliadas.
Uma vela é colocada diante de um espelho esférico de raio R, perpendicularmente ao seu eixo principal. A imagem conjugada pelo espelho é direita e tem metade da altura da vela. Para que isso ocorra, a vela deve estar a uma distância do vértice do espelho igual a:
Um espelho plano gira com velocidade angular constante e frequência de 30rpm, posicionado no centro de curvatura de uma tela de projeção esférica de 5m de raio. Próximo ao espelho, está um pequeno objeto luminoso. A velocidade de deslocamento da imagem desse objeto sobre a tela esférica será, em m/s, de: