Um automóvel de massa m = 800,0 kg inicia no ponto A a descida sobre uma pista inclinada, com velocidade escalar inicial VA = 10,0m/s conforme a figura acima. O atrito desse movimento, adicionado ao uso parcial de seu sistema de freios, reduz em 50% sua energia mecânica, até que o ponto B seja alcançado. Nestas condições, a energia cinética em B, medida em kJ, será igual a Dado: g: 10,0m/s2
A potência média desenvolvida por uma pessoa que eleva a 30 m de altura, com velocidade constante, um corpo de massa de 10 kg em 10 s deve ser de: (Considere g = 10 m / s2)
Um motociclista realiza um movimento circular em um plano vertical dentro de uma estrutura esférica conhecida como “globo da morte” de raio de 6,4 m. Então, o menor valor da velocidade no ponto mais alto, para a moto não perder o contato com o globo, é de: (Adote g= 10 m/s2 )
Duas partículas de massas e velocidades escalares iguais, seguindo em trajetórias retilíneas e perpendiculares em um plano horizontal, chocam-se, permanecendo juntas. Nestas condições, considerando-se esse sistema perfeitamente isolado, a razão entre a energia cinética inicial e a final deste sistema é igual a
Uma força conservativa rege o movimento de uma partícula de massa m = 0,5 kg. Sabendo-se que a energia potencial correspondente a esta força é dada por U(x) = 2xe -3x/4 (SI), então o módulo da aceleração da partícula na posição x = 4 m, em m/s2 , é igual a.
Sobre os sismogramas mostrados nas figuras, analise as afirmativas.
I - Ambos os sismogramas são de levantamentos marinhos multicanal, sendo que o sismograma A é de lanço lateral, e o sismograma B é de lanço simétrico.
II - No sismograma B, os eventos de chegadas tardias, altas amplitudes e baixas frequências, definidos na zona triangular central, representam as ondas que reverberam entre as camadas que são conhecidas como múltiplas.
III - No sismograma A, existe uma mudança abrupta de inclinação dos eventos na posição indicada pela seta, possivelmente causada pela existência de uma falha geológica.
IV - Os traços sísmicos das figuras estão ordenados pela distância entre a fonte sísmica e os sensores.