Questões de concursos sobre "Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica." | Física - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225586 - FCC Professor - Física 2016

Duas cargas puntiformes Q1 = 2,0 . 10−8 C e Q2 = −3,0 . 10−8C são fixas nos pontos A e B, separadas de 20 cm, no vácuo.

Uma partícula de massa m = 1,0 . 10− 3 grama e carga q = 1,0 μC é abandonada no ponto médio do segmento que une A e B. A aceleração inicial adquirida pela partícula, em m/s2, vale


Dado: Constante eletrostática do vácuo = 9,0 . 109 N.m2/C2

Ver Comentários

Q225671 - Quadrix Professor - Física 2018

Baseando-se nos estudos de Michael Faraday, Maxwell unificou, em 1864, os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis, em um trabalho que estabeleceu conexões entre as várias teorias da época, derivando uma das mais elegantes teorias já formuladas. Maxwell demonstrou, com essa nova teoria, que vários fenômenos elétricos e magnéticos poderiam ser descritos em apenas quatro equações, na forma diferencial, conhecidas atualmente como Equações de Maxwell.


Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br> (com adaptações).

Considerem-se as seguintes afirmativas:
(1) os campos magnéticos são rotacionais, isto é, não existem monopolos magnéticos; e
(2) correntes elétricas ou cargas em movimento geram campos magnéticos.
Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as equações de Maxwell das quais essas afirmativas são consequências.
Ver Comentários

Q225839 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

Uma onda eletromagnética plana, cuja amplitude do campo magnético é 5,0×10-7 T, propaga-se em um meio não condutor onde sua velocidade é 0,6 c.


Qual é a amplitude do campo elétrico, em N/C, dessa onda?

Dado

c = 3,0×108 m/s

Ver Comentários

Q225846 - CESGRANRIO Geofísico Júnior - Física 2018

Um plano muito grande, a ponto de ser considerado infinito, possui uma densidade superficial de carga σ = 18,0 μC/m2 . Qual é o campo elétrico, em N/C, a uma distância de 2,0 cm do centro da placa?

Dado

Considere ε0 = 9,0×10-12 C2 /(N×m2 )

Ver Comentários

Q225925 - NUCEPE Perito Criminal - Física 2012

Uma pequena esfera não condutora carregada com carga q = + 10-8 C e massa m = 10-6 kg esta suspensa por um fio isolante que faz um ângulo ⊖ = 45º com a vertical onde existe uma placa não condutora uniformemente carregada (plano carregado com cargas positivas) com densidade superficial de carga o, conforme indica a figura abaixo. Considere que a aceleração da gravidade no local vale ε0 = 10m/s2 e que £0 = 8,8510-12 C2.N.m2 e a permissividade elétrica do vácuo. O valor aproximado da densidade superficial de carga o do plano de cargas para manter a esfera em equilíbrio sera: 



Ver Comentários

Q226104 - CESPE Professor Pleno I 2013

Considere que duas cargas puntiformes de módulos e sinais desconhecidos estejam separadas por uma distância d e que o campo elétrico seja nulo no ponto médio do segmento que une as cargas. Nessa situação, as cargas têm
Ver Comentários

Q226211 - IFB Professor - Física 2017

Um elétron, de massa m e carga q = -e, devido à atração coulombiana, fica em órbita circular ao redor de um próton em repouso. A massa e a carga do próton valem, respectivamente, M e Q = +e. De acordo com o modelo de Bohr, o elétron só pode ocupar órbitas nas quais o seu momento angular obedeça a equação abaixo: L = n h/2π onde h é chamada “constante de Planck” e n é um número inteiro (n = 1, 2, 3, ...), conhecido como “número orbital”. Adote k como a constante eletrostática do vácuo, v a velocidade do elétron e sua órbita e R o raio da órbita do elétron. Considerando-se o elétron na n-ésima órbita, ou seja, na órbita caracterizada pelo número orbital de valor genérico n, e desprezando-se a interação gravitacional entre o elétron e o próton, determine a energia total do sistema.
Ver Comentários

Q226238 - IFB Professor - Física 2017

Uma esfera não condutora de raio R tem sua carga distribuída da seguinte forma: de r = 0, centro da esfera, onde r é a posição radial, até a posição r = R/2, a densidade de carga vale +ρ; e de r > R/2 até r = R, a densidade vale +2ρ. Qual das expressões abaixo representa o campo elétrico na superfície da esfera em r = R? Obs.: considere que ɛ é a constante de permissividade elétrica.
Ver Comentários

Q226360 - COMPERVE Engenheiro 2017

Em um ambiente iônico, tal como dentro de um tecido biológico, potenciais elétricos são originados mediante distribuição de cargas. No caso de uma membrana do corpo de um neurônio que possui, aproximadamente, 8nm de espessura, a diferença de potencial entre seu interior e seu exterior é da ordem de 84mV. O campo elétrico que resulta no interior dessa membrana é de
Ver Comentários

Q226373 - FUNCAB Perito Criminal - Farmacêutico 2013

Uma partícula, cuja massa é M e a carga elétrica é Q, encontra-se numa região onde há um campo elétrico vertical. Se a aceleração da gravidade local é g, pode-se dizer que o campo elétrico necessário para que a partícula permaneça em equilíbrio é:
Ver Comentários