Uma certa quantidade de glicerina está armazenada em um reservatório de vidro que tem paredes bem finas. Leve em consideração as informações a seguir: O conjunto se encontra a 30 ºC γvidro = 27 x 10-6 ºC-1 γglicerina = 5,0 x 10-4 ºC-1 γ = coeficiente de dilatação volumétrica. Caso a temperatura do conjunto passe para 65ºC, é possível afirmar que o nível da glicerina no recipiente
Uma tira bimetálica e formada por uma tira de apo e uma tira de bronze, soldadas entre si, conforme afigura abaixo. Na temperatura inicial T0 = 200 C cada tira tem comprimento L = 30,5cm e espessura t =0,50mm. A tira bimetálica e aquecida uniformemente ao longo do seu comprimento ate atingir uma temperatura T > T0, ocorrendo um encurvamento com raio de curvatura R = 36,7cm. Os coeficientes de expansão térmica dos materiais são conhecidos(αbronze = 19 . 10-6 K-1 e αaço = 11 . 10-6 K-1). Assumindo que ocorre apenas dilatação linear, a temperatura aproximada da tira bimetálica após o aquecimento foi:
Termômetros são geralmente construídos utilizando-se álcool ou mercúrio, os quais se expandem ou contraem com a variação da temperatura. Além da faixa de temperatura em que permanece no estado líquido (0°C a 100°C), assinale a alternativa que indica outro motivo porque não são feitos termômetros utilizando água.
Dois trilhos de trem consecutivos, de 10 metros de comprimento cada, estão separados por uma distância de 1 cm um do outro, à temperatura de 25 °C. Considerando que o coeficiente de expansão térmica do aço é de 12,5 ∙ 10-6 °C-1, assinale a alternativa que corresponde à temperatura a partir da qual eles se tocarão.
Um vasilhame de cobre com capacidade de um litro e cujo coeficiente de dilatação é 17 × 10-6 °C-1 foi completamente preenchido com líquido cujo coeficiente de dilatação volumétrica é igual a 5 × 10-4 °C-1. Inicialmente, o sistema (vasilhame + líquido) estava em equilíbrio térmico a 20 °C.
Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta, de forma aproximada, a quantidade, em mL, de líquido que transbordará quando a temperatura do sistema elevar-se a 40 °C.
Uma haste de comprimento inicial Lo e temperatura inicial To é aquecida até chegar a uma temperatura igual a 9To. Sabendo que o comprimento da haste aumentou em 4%, o coeficiente de dilatação linear desta haste vale:
Um recipiente de vidro tem seu volume de 500 cm3 completamente preenchido por glicerina líquida a 30 °C. Esse sistema é aquecido até a temperatura de 130 °C, quando ocorre o transbordamento de 10 cm3 de glicerina. A variação de volume da glicerina com o aquecimento, em cm3 , é igual a Dado Coeficiente de dilatação volumétrica do vidro: 3,0 x 10-4 °C-1
Q226478 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2017
A dilatação térmica dos materiais é um fenômeno que deve ser considerado em diversos projetos de equipamentos e estruturas.
Um cabo de aço (αaço = 0,00012/°C) de 30 m é utilizado em um elevador de carga.
Se, ao longo de um dia de trabalho, esse cabo sofrer uma variação de temperatura de 20°C, seu comprimento, em cm, será alterado em
Q226488 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2017
Duas barras de comprimentos iguais, sendo uma de cobre e a outra de alumínio, são coladas a 20°C, formando um único conjunto, conforme mostrado na Figura abaixo.
O conjunto é então aquecido até 120°C.
Sabendo-se que a 120°C a deformação térmica do alumínio é maior que a deformação térmica do cobre, a configuração final do conjunto a 120°C apresentará uma deformação axial
Q226580 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico de Laboratório - Física 2017
Uma lâmina bimetálica foi acoplada a um circuito elétrico simples construído por um estudante para ser utilizado como alarme de incêndio.
De acordo com a figura, para que esse alarme funcione corretamente, é necessário principalmente que: