O modelo padrão leva em conta a interação entre partículas elementares, quarks e léptons, e seus mediadores. Com base nessas interações, seus mediadores e as teorias quânticas que as descrevem, pode-se afirmar que as letras A, B e C do quadro abaixo correspondem, respectivamente, a
Um professor de Física leva para a sala de aula uma bússola, um pedaço de fio de cobre esmaltado, pilhas, porta-pilha, uma chave interruptora e um estilete.
Como ele está desenvolvendo o estudo de Eletromagnetismo pretende, com os instrumentos acima mencionados, mostrar o experimento de
Uma espira circular de raio 1,00 cm é colocada no interior de um solenoide de raio 4,00 cm e 10,0 voltas por cm, de maneira que a normal do plano formado pela espira é paralela ao eixo principal do solenoide. O solenoide está ligado a um gerador e por ele passa uma corrente elétrica alternada dada por I(t) = I0 cos(ωt), onde I0 vale 3,00 mA e ω = 120π rad/s.
O módulo do valor máximo da força eletromotriz induzida na espira circular, em volts, é
A figura, a seguir, mostra dois condutores em um plano, percorridos por correntes de intensidade I1 e I2, respectivamente. De acordo com as leis do eletromagnetismo, a força entre os condutores é
Segundo a lei de Gauss, o fluxo que atravessa uma superfície fechada é proporcional à quantidade de carga elétrica contida no interior da superfície. Essa lei
Uma partícula com carga q = 1.6 × 10-19C e com massa
m = 3.2 × 10-27 Kg, inicialmente em repouso, foi acelerada por um
campo elétrico, devido a uma diferença de potencial V = 104V. Em
seguida, a carga penetrou em uma região que apresenta campo
magnético uniforme com intensidade B = 10-1T, perpendicular à
velocidade da carga.
Assinale a opção que apresenta o trabalho realizado pela força magnética, em Joules, quando a partícula completa meia volta dentro do campo magnético.
Uma partícula com carga q = 1.6 × 10-19C e com massa
m = 3.2 × 10-27 Kg, inicialmente em repouso, foi acelerada por um
campo elétrico, devido a uma diferença de potencial V = 104V. Em
seguida, a carga penetrou em uma região que apresenta campo
magnético uniforme com intensidade B = 10-1T, perpendicular à
velocidade da carga.
Assinale a opção que apresenta o valor, em centímetros, do raio da trajetória descrita pela partícula quando ela entra na região de campo magnético.
Numa região em que atua um campo magnético uniforme de intensidade 4,00T, é lançada uma partícula carregada com carga q = 2,00x10⁻⁶ C se deslocando com uma velocidade constante de v = 4,00x10³ m/s, perpendicular à direção do campo magnético. Ao entrar na região do campo, a partícula fica sujeita a uma força magnética que faz com que ela passe a descrever uma trajetória circular de raio 10,00 cm. O valor da massa dessa partícula e o sentido do movimento por ela adquirido no interior do campo são, respectivamente:
Uma espira circular de raio 20cm encontra-se em um campo de indução magnética uniforme (B = 0,20T). O plano da espira é perpendicular à direção do campo B. Quando a intensidade do campo é reduzida a zero, uniformemente no tempo, observa-se na espira uma força eletromotriz induzida de 3,14V. Podemos afirmar que o intervalo de tempo gasto para ser reduzido a zero uniformemente foi de: