Questões de concursos sobre "Calor Sensível" | Física - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Calor Sensível que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q227315 - CESGRANRIO Engenheiro de Petróleo Júnior 2014

Uma amostra de 100 g do material M é utilizada como referência para uma medida de calor específico. Para tal, uma certa quantidade de calor Q é dada para o material M e verifica-se que há uma variação de temperatura de 2 K. Em seguida, uma nova amostra, também de 100 g, de um material N recebe uma quantidade de calor 2Q, o que provoca uma variação de temperatura de 0,5 K. 

Considerando que o calor específico da amostra M é de 128 J/(kg.K), qual é o calor específico, em J/(kg.K), da amostra N?
Ver Comentários

Q227371 - CESGRANRIO Profissional de Vendas 2014

Uma chaleira contendo um litro de água à temperatura de 20 ºC é colocada no fogão para ferver. A temperatura de ebulição da água no local é de 100 ºC. A densidade da água vale 1,0 g/cm3 , e o calor específico vale 1,0 cal.g-1 ºC-1 . Cada 1 g de gás é capaz de produzir 10 kcal ao queimar, e a eficiência do uso dessa energia é de 80%. 

A quantidade de calor recebida pela água para elevar a temperatura de 20 ºC a 100 ºC e a massa de gás utilizada valem, respectivamente,
Ver Comentários

Q227448 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2011

Massas iguais de água e de alumínio recebem exatamente a mesma quantidade de calor.

Qual a razão entre a variação de temperatura do alumínio e a variação de temperatura da água, provocada pelo fornecimento desse calor?

Dados: calor específico da água = 1,0 cal/g. °C
calor específico do alumínio = 0,2 cal/g. °C
Ver Comentários

Q227576 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2014

Quando um copo com água é colocado no congelador, a superfície da água é a primeira a se solidificar. 

Isso acontece porque
Ver Comentários

Q227838 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2010

Um jovem brasileiro que passava seis meses na cidade de Toronto, no Canadá, em um programa de intercâmbio estudantil, decide aprender a esquiar. Para tal, comprou equipamentos e roupas a fim de se preparar para o rigoroso inverno da cidade. Dentre os itens, adquiriu uma roupa especial que possui 2,7 m2 de área total e 9 mm de espessura. Sabendo que tal roupa foi confeccionada com um material de condutibilidade térmica igual a 6, 0 x 10–5 cal.s–1 .cm–1 . °C–1 , que a temperatura corporal, no dia da atividade esportiva, era 37°C e a temperatura ambiente era –13 °C, a quantidade de calor, em calorias, conduzida através do tecido durante 5 minutos, nesse dia, foi de
Ver Comentários

Q227844 - CESGRANRIO Técnico de Química Júnior 2010

Um calorímetro ideal encontra-se em equilíbrio térmico com uma mistura existente no seu interior, composta de 100 g de gelo a 0 °C e 400 g de água. Que transformação ocorrerá com essa mistura se 10 g de vapor de água, a 100 °C, forem transferidos para o interior do calorímetro?
Considere: (1) o calor específico sensível da água igual a 1,0 cal/g °C; (2) o calor específico latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g e (3) o calor específico latente de vaporização da água igual a 540 cal/g.

Ver Comentários

Q227959 - CONSULPLAN Professor - Ciências 2010

Se aquecermos uma amostra (no estado sólido) de um sistema constituído por um único tipo de partículas, e anotarmos as temperaturas nas quais ocorrem as mudanças de estado, ao nível do mar, obteremos sempre um gráfico como o abaixo. É claro que, sem dúvida, os valores das temperaturas e dos intervalos de tempo serão diferentes para cada substância aquecida. Observe: 



Sobre esse gráfico das mudanças de estado da substância x, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. Aos 10 minutos marca-se o início da fusão dessa substância.
II. Durante as mudanças de estado (fusão e ebulição), a temperatura permanece constante, por se tratar de uma substância pura.
III. O gráfico é, sem dúvida, sobre mudança de estado de uma substância pura, pois apresenta dois patamares.
IV. A temperatura ideal de ebulição desta substância é registrada apenas aos 50 minutos.
V. Aos 30 minutos, essa substância está no estado líquido.
VI. Aos 15 minutos, essa substância apresenta-se sob os estados: sólido e líquido.
VII. Aos 55 minutos essa substância está no estado de vapor.
VIII. O gráfico pode ser sobre mudança de estado de uma substância pura, pois não apresenta patamares, mas sim, diferentes variações de temperatura em diferentes intervalos de tempo.

Da análise das afirmativas, conclui-se:
Ver Comentários

Q228100 - IF-ES Assistente de Laboratorio 2016

A condutividade elétrica é a medida da habilidade de uma solução aquosa de conduzir uma corrente elétrica devido à presença de íons. Para se fazer a medida desta propriedade, comumente é utilizado no laboratório o condutivímetro. Dado o exposto, analise as afirmativas abaixo sobre condutividade elétrica e o uso do condutivímetro.

I) A condutividade varia com a concentração total de substâncias ionizadas dissolvidas na água e da temperatura, porém independe da mobilidade e da valência dos íons dissolvidos.

II) O procedimento de medição de condutividade elétrica depende da marca e do modelo do condutivímetro utilizado, porém algumas etapas do procedimento são consideradas comuns, como a seguinte ordem: 1. Ligar o aparelho; 2. Deixar o equipamento ligado durante alguns minutos; 3. Lavar a sonda de condutividade elétrica com água destilada e enxugar com papel absorvente macio; 4. Calibrar o aparelho com solução padrão de condutividade elétrica; 5. Lavar e enxugar novamente a sonda; 6. Proceder a leitura de condutividade elétrica da amostra; 7. Após a leitura da amostra, lavar o eletrodo, enxugar e guardar conforme especificação do fabricante.

III) Como a condutividade elétrica é dependente da temperatura, os dados de condutividade elétrica devem ser acompanhados da temperatura na qual foi medida.

IV) A condutividade elétrica pode ser expressa por diferentes unidades. No Sistema Internacional de Unidades (S.I.), é reportada como Siemens por segundo (S/s).


Marque a alternativa que contém somente as afirmativas CORRETAS
Ver Comentários

Q228179 - CESGRANRIO Administrador 2010

Analise as afirmações abaixo.

Ponto de fusão é a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido, a determinada pressão.

PORQUE

O ponto de fusão não depende da quantidade de material e, sim, do tipo, sendo uma grandeza extensiva.

A esse respeito, conclui-se que
Ver Comentários