Questões de concursos sobre "2ª Lei da Termodinâmica - Ciclo de Carnot e Máquinas Térmicas" | Física - página 3
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre 2ª Lei da Termodinâmica - Ciclo de Carnot e Máquinas Térmicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q226824 - FCC Controlador de Sistemas de Saneamento 2014
Uma máquina térmica apresenta potência útil de 12 kW e rejeita, em cada segundo, 4,5 kcal para o seu condensador que está à temperatura ambiente de 27 °C. O rendimento dessa máquina, em porcentagem, é de Considere 1 cal = 4 J
Q226959 - CETRO Engenheiro de segurança do trabalho 2015
As usinas nucleares brasileiras Angra 1 e Angra 2 operam com um reator do tipo PWR, que é o mais utilizado no mundo. Sobre os reatores PWR, assinale a alternativa correta.
Uma máquina térmica ideal, trabalha realizando um ciclo de Carnot. Em cada ciclo o trabalho útil, fornecido pela máquina, é de 1500 J, se as temperaturas das fontes de calor são 227°C e 17°C, respectivamente. O rendimento dessa máquina é de:
O estudo do calor e de suas transformações em energia mecânica é chamado de termodinâmica, que significa “movimento do calor”. A ciência da termodinâmica foi desenvolvida no início do século XIX, antes que a teoria atômica e molecular da matéria fosse compreendida.
P. Hewitt. Física Conceitual. 9.ª edição (com adaptações).
A respeito da termodinâmica, assinale a alternativa correta.
A Figura abaixo representa o ciclo de Carnot de uma determinada máquina:
Sobre este ciclo de Carnot, afirma-se que
I a transformação AB é isovolumétrica. II a transformação BC é isotérmica. III a transformação CD é isobárica. IV a transformação DA é adiabática.
Está correta a alternativa:
Q227307 - CESGRANRIO Engenheiro de Petróleo Júnior 2014
Duas membranas permeáveis, que distam d = 4,0 cm, separam as regiões 1, 2 e 3 de um fluido. As concentrações de um certo corante nas regiões 1 e 3 são respectivamente 2,0 mg/cm3 e 4,0 mg/cm3 .
Dado que o coeficiente de difusão do corante no fluido é D = 0,50 . 10-6 cm2 /s, qual é, em mg/(cm2 . s), o fluxo estacionário de massa por unidade de área das membranas?
Q227321 - CESGRANRIO Engenheiro de Petróleo Júnior 2014
Uma máquina opera em ciclos retirando, em cada ciclo, QQ = 375 cal, apenas de uma fonte quente (177 °C) e rejeitando QF = 250 cal, apenas em uma fonte fria (27 °C).
A variação da entropia do universo, em cal/K, durante cada ciclo dessa máquina, é
Q227334 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2012
Acima podem ser vistos dois esquemas referentes a bombas centrífugas. Tendo em vista o funcionamento e a construção dessas bombas, constata-se que
Q227340 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2012
Uma máquina térmica opera com rendimento de 35%. A quantidade de calor que a máquina recebe da fonte de calor quente é 1.000 J. Qual é a quantidade de calor, em J, que a máquina cede à fonte de calor fria?
Q227404 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2011
Nos trocadores de calor do tipo casco e tubo, há uma separação dos fluidos, que trocam calor entre si sem se misturarem. A construção se baseia num feixe de tubos inseridos no interior de um casco, onde um dos fluidos corre pela parte interna dos tubos, e o outro, pela parte externa.
O uso de um feixe de tubos ao invés de um tubo único, visa a