Questões de concursos sobre "Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau)" | Filosofia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q224759 - FCC Consultor Legislativo 2018

Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade. É na sociedade que os homens adquirem sentimento de inveja, cobiça e ódio entre seus semelhantes. Para que o homem viva conforme sua natureza boa, livre e feliz, Rousseau defende
Ver Comentários

Q224771 - CONSULPLAN Professor - Filosofia 2018

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi o mais popular dos filósofos que participaram do Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante, ‘O Contrato Social’, desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.” (Disponível em: www.ebiografia.com.)  
Analise as afirmativas a seguir.
I. “Há, às vezes, diferença entre a vontade de todos e a vontade geral: esta só atende ao interesse comum, enquanto a outra olha o interesse privado, e não é senão uma soma das vontades particulares. Porém, tirando estas mesmas vontades, que se destroem entre si, resta como soma dessas diferenças a vontade geral.” (Rousseau, 1980:32.)
PORQUE
II. Voltaire era um autor pró-clerical, e se dedicou a muitas causas pelo poder da Igreja e contra os abusos do fanatismo. Ele escreveu muito contra a superstição e o que era então chamado de entusiasmo, compreendido como a convicção de sentir-se imbuído de Deus ou de tarefas atribuídas por Ele. Apesar disso, Voltaire não era ateu. Por toda a sua vida e nos mais diversos escritos, ele afirmou a existência de Deus, que sempre lhe pareceu ser a crença mais razoável, e parte de sua produção filosófica pode ser compreendida a partir de questionamentos de caráter religioso.” (Disponível em: www.gazetadopovo.com.br.)
Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q224778 - CONSULPLAN Professor - Filosofia 2018

Sobre John Locke, analise as afirmativas a seguir.  
I. Não pretendeu transformar o discurso do cristianismo em discurso racional: para ele, fé e razão constituem âmbitos diferentes. II. As leis, às quais os homens comumente referem as suas ações, são de três tipos diversos: as leis divinas; as leis civis; e, as leis da opinião pública ou reputação. III. O empirismo lockiano possui bases na tradição empirista inglesa e, por isso, se opõe às ideias cartesianas de tal modo a produzir antagonismo.
A respeito de John Locke está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Ver Comentários

Q224792 - CONSULPLAN Professor - Filosofia 2018

Sobre a filosofia de Thomas Hobbes, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.  
( ) Foi altamente influenciado pela filosofia aristotélica e pela escolástica. ( ) Tentou explicar toda a realidade com base em apenas dois elementos: o corpo e o movimento. ( ) Os pressupostos que constituem a base da construção da sociedade e do Estado de Hobbes são fundamentalmente dois. Em primeiro lugar admite que, embora todos os bens sejam relativos, há, porém, entre eles um bem primeiro e originário, que constitui a vida e a sua conservação. Em segundo lugar, ele nega que existam justiça e injustiça naturais, já que, não existem valores absolutos, sustentando que os valores são frutos de convenções estabelecidas por nós mesmos e que, portanto, são cognoscíveis de modo perfeito e a priori, juntamente com tudo que delas deriva. ( ) O egoísmo e o convencionalismo são os pontos cardeais da nova ciência política, que, segundo Hobbes, pode se desdobrar como sistema dedutivo perfeito, assim como o da geometria euclidiana.
A sequência está correta em
Ver Comentários

Q224829 - SEDUC - CE Professor - Filosofia 2016

Leia o texto abaixo.


“Para os filósofos ditos ‘contratualistas’, a origem da sociedade e do Estado baseia-se num contrato firmado entre os homens. Em decorrência, descarta-se a hipótese de que o homem é um ser social por natureza e aproxima-se do fato de que a vida em sociedade aparece como uma decorrência do desejo humano de autopreservação, algo, portanto, artificial” [...].

OLIVEIRA, Flávio; BORGES, Thiago. Unidos venceremos: Mas acabaremos com o medo? Ciência e vida – Filosofia. São Paulo. Lafonte Editora, 2013. N. 89. p. 22. Fragmento.


Esse texto evidencia que o contrato social firma um acordo entre os seres humanos, a fim de que eles vivam em sociedade. Compartilham dessa concepção, os seguintes filósofos “contratualistas”:

Ver Comentários

Q225042 - Colégio Pedro II Professor - Filosofia 2016

“Tudo aquilo que se infere de um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, infere-se também do tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida pela sua própria força e pela sua própria invenção. Numa tal condição (...) não há sociedade; e o que é pior do que tudo, um medo contínuo e perigo de morte violenta. E a vida do homem é solitária, miserável, sórdida, brutal e curta.

(HOBBES, Leviatã, I, XIII. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba:SEED,2009.)


De acordo com o texto e o pensamento de Hobbes, é correto afirmar que

Ver Comentários

Q225080 - IF-SC Professor - História 2015

A respeito dos contratualistas, associe os pensadores da coluna da esquerda às características expostas na coluna da direita.

(1) Thomas Hobbes

(2) Jean-Jacques Rousseau

(3) John Locke

( ) Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade.

( ) O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada.

( ) A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
Ver Comentários

Q225150 - IF-RS Professor - Filosofia 2015

Ao distinguir as diversas formas de governo, Rousseau (2012, p. 79) afirma que o “[...] Soberano pode, em primeiro lugar, confiar o Governo a todo o povo ou à maior parte do povo,de modo que haja mais cidadãos magistrados do que simples cidadãos individuais”.

Dessa citação de O Contrato Social, é correto afirmar que ela se refere à:

Ver Comentários

Q225152 - IF-RS Professor - Filosofia 2015

Da concepção de Thomas Hobbes acerca do estado de natureza, é correto afirmar que: 
Ver Comentários

Q225300 - CESPE Professor - Filosofia 2009

Para Rousseau,

Ver Comentários