Questões de concursos sobre "O que é a Filosofia" | Filosofia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O que é a Filosofia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q224978 - IFB Professor - Filosofia 2017

Chalmers (1993) ao discutir a filosofia da Ciência em seu livro “O que é a Ciência afinal?” procurou familiarizar-se com as teorias sobre a Ciência. Logo no primeiro capítulo ele discute o Indutivismo e a Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. O autor trata neste capítulo dos seguintes assuntos, EXCETO:
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Q224981 - IFB Professor - Filosofia 2017

Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério: I) Lakatos II) Popper III) Feyerabend IV) Kuhn V) Ravetz ( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa. ( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa. ( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela “decisão metodológica de seus protagonistas”. ( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação muito especial com o mundo da natureza. ( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em sentido mais restrito. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
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Q224986 - IFB Professor - Filosofia 2017

Discutir as concepções diversas de Ciência é uma das atribuições do professor de filosofia. Entre estas concepções encontramos a de Imre Lakatos, que “desenvolveu sua descrição da ciência como uma tentativa de melhorar o falsificacionismo popperiano e superar as objeções a ele” (CHALMES, p. 113). Todas as proposições abaixo correspondem ao pensamento de Lakatos, EXCETO:
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Q224988 - IFB Professor - Filosofia 2017

A Filosofia da Ciência ajuda a discutir os fundamentos epistemológicos da educação. Um tema que não pode ficar fora desta discussão é o falsificacionismo. Popper afirma: “Eu posso, [...], admitir alegremente que falsicacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se revela falsa, a alguma récita da sequência de truísmos irrelevantes” (POPPER apud CHALMERS, 1993, p 20). Para os falsificacionistas: I) O empreendimento da ciência consiste na proposição de hipóteses falsificáveis. II) As teorias que foram falsificadas devem ser inexoravelmente rejeitadas. III) Apenas aquelas teorias que podem se revelar verdadeiras ou provavelmente verdadeiras devem ser admitidas na ciência. IV) Aprendemos de nossos erros. A ciência progride por tentativa e erro. V) Especulações precipitadas devem ser encorajadas, desde que sejam falsificáveis e desde que sejam rejeitadas quando falsificadas. Estão CORRETAS apenas as afirmações:
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Q225072 - Prefeitura de Fortaleza - CE Professor - Ciências 2016

René Descartes (1596-1650) fundou o racionalismo, que deslocou o fundamento do conhecimento e da certeza do objeto para o sujeito e do objetivo ao subjetivo. A frase “Penso, logo existo” virou marca registrada do(a):
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Q225076 - Prefeitura de Fortaleza - CE Professor - Ciências 2016

No homem surgiu a necessidade de conhecer, o conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto. Existem diferentes tipos de conhecimento, por exemplo: o popular, o religioso, o filosófico e o científico. Todos eles apresentam algumas características que os definem. Qual característica é somente encontrada no conhecimento científico e é a chave para a pesquisa científica?
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Q225434 - SELECON Assistente Técnico Educacional - Apoio Técnico 2018

A Filosofia possibilita à educação a reflexão sobre a sociedade atual. Ela oferece princípios e fundamentos sobre como o ensino pode contribuir na formação da juventude brasileira, de modo que os jovens possam, no futuro, colaborar para o desenvolvimento econômico e social do país. 
Uma escola de ensino médio que se propõe a avaliar sua prática a partir de uma reflexão filosófica sobre educação e juventude deve conduzir essa análise na perspectiva de um:
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