Questões de concursos sobre "Filosofia e a Grécia Antiga" | Filosofia - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Filosofia e a Grécia Antiga que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q225289 - CESPE Professor - Filosofia 2009

Os pioneiros do pensamento ocidental anteriores a Sócrates, de um modo geral, observavam a natureza. À noite segue o dia. As estações do ano sucedem-se uma à outra. As plantas e os animais nascem, crescem e morrem. Diante desse espetáculo cotidiano da natureza, o homem manifesta sentimentos variados — medo, resignação, incompreensão e espanto. E são
precisamente esses sentimentos que acabam por levá-lo à filosofia. O espanto inicial traduz-se em perguntas intrigantes: o que é essa natureza, que apresenta tantas variações? Ela possui
uma ordem ou é um caos sem nexo?

Bernadete Abrão (Org.). História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 24 (com adaptações).
A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento de filósofos pré-socráticos, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q225307 - CESPE Professor - Filosofia 2009

Em A Política, Aristóteles afirma que
Ver Comentários

Q225309 - CESPE Professor - Filosofia 2009

A autoridade e a obediência não constituem coisas necessárias apenas, mas também coisas úteis. Alguns seres, quando nascem, estão destinados a obedecer; outros, a mandar (...). Uma obra existe quando há comando de uma parte e obediência da outra.

Aristóteles. A Política, livro 1, cap. 2 (adaptações).

Tendo como referência o texto acima, assinale a opção que define a origem e a natureza da escravidão, segundo Aristóteles.

Ver Comentários

Q225311 - CESPE Professor - Filosofia 2009

Segundo Platão,
Ver Comentários

Q225313 - CESPE Professor - Filosofia 2009

Segundo Platão, em sua obra A República, a cidade tem origem no (a)
Ver Comentários