Questões de concursos sobre "Perspectivas Filosóficas de Justiça" | Filosofia do Direito - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Perspectivas Filosóficas de Justiça que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q226179 - FCC Defensor Público 2018

De um ponto de vista sociológico, circulam [nas sociedades contemporâneas] vários sistemas jurídicos e judiciais (SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça). O excerto refere-se ao
Ver Comentários

Q226223 - FCC Defensor Público 2017

Acerca das proposições filosóficas de Immanuel Kant em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, considere as assertivas abaixo.

I. O valor moral de uma ação não depende da realidade objetiva que com ela se busca atingir, mas sim é conhecido a priori pela razão.

II. A fórmula de um mandamento categórico admite a determinação de uma ação como um meio a alcançar um objetivo tomado por bom.

III. Apenas algo que possua valor absoluto e seja um fim em si mesmo pode ser o fundamento de um imperativo categórico (lei prática).

IV. O exercitar prático da autonomia da vontade de impor a si um imperativo hipotético restringe negativamente a liberdade individual.

V. Se dada regra necessita explicitar seu fundamento no objeto da vontade, trata-se de situação de heteronomia e de um imperativo condicionado.

VI. No conceito kantiano de “reino dos fins”, as coisas têm ou preço ou dignidade, sendo que apenas as primeiras admitem trocar-se por equivalentes.

Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q226228 - FGV Especialista em Saúde - Admistração Hospitalar 2015

Com relação ao conceito de equidade, analise as afirmativas a seguir. I. Para um resultado final equitativo há que distribuir desigualmente entre os desiguais. II. Equidade e universalidade são conceitos equivalentes em seus modelos de distribuição. III. O controle social é condição indispensável para a obtenção da equidade no acesso. Assinale:
Ver Comentários

Q226234 - FCC Defensor Público 2015

Segundo a explicação de H. Kelsen, na obra O que é justiça?, a doutrina do Direito natural pressupõe que o valor é
Ver Comentários

Q226256 - NC-UFPR Defensor Público 2014

 É uma característica fundamental da teoria da justiça de John Rawls, na interpretação de Roberto Gargarella: 
Ver Comentários

Q226267 - FCC Defensor Público 2013

Na obra O que é justiça?, ao discorrer sobre a justiça como um problema de justificação do comportamento humano, Hans Kelsen afirma: “(...) não é de admirar que as inúmeras teorias de justiça apresentadas desde tempos imemoriais até os dias de hoje se deixem reduzir facilmente a dois tipos básicos”. Estes dois tipos básicos são denominados pelo autor:
Ver Comentários

Q226304 - MPE-PR Promotor de Justiça 2012

Marque a alternativa incorreta:
Ver Comentários