Questões de concursos sobre "Filosofia e Direito" | Filosofia do Direito - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Filosofia e Direito que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q226191 - FCC Defensor Público 2018

Ao enfocar criticamente a “doutrina do direito natural”, Hans Kelsen a caracteriza como aquela fundada
Ver Comentários

Q226193 - FCC Defensor Público 2018

Em sua clássica obra Ciência e política: duas vocações, Max Weber, ao propor “três tipos de dominação legítima”, atribui ao que designa de “dominação tradicional” a seguinte característica:
Ver Comentários

Q226221 - FCC Defensor Público 2017

Segundo Hans Kelsen, em sua obra Teoria Pura do Direito,
Ver Comentários

Q226237 - FCC Defensor Público 2015

No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção". 
Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a
Ver Comentários

Q226260 - NC-UFPR Defensor Público 2014

“Intérpretes do Brasil” delimita uma categoria singular de intelectuais voltados à compreensão dos dilemas do país face à modernização peculiar e aos problemas históricos, quando comparados aos mesmos processos ocorridos nos países ditos “desenvolvidos”. Sobre essas interpretações do país, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q226262 - FCC Defensor Público 2013

Ao analisar o tema da pluralidade dos ordenamentos, na obra  Teoria da norma jurídica, Norberto Bobbio enfatiza que a teoria institucionalista
Ver Comentários

Q226272 - CESPE Promotor de Justiça 2014

No que se refere às vertentes teóricas acerca da natureza jurídica do direito subjetivo, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q226288 - FEPESE Defensor Público 2012

Norberto Bobbio afrma que a teoria do ordena- mento jurídico “constitui uma integração da teoria da norma jurídica”. Em livro nomeado Teoria do ordenamento jurídico , ele afrmou que não lhe foi possível defnir o Direito do ponto de vista da norma jurídica considerada de maneira isolada. Segundo ele, importa alargar o “horizonte para a consideração do modelo pelo qual uma determinada norma se torna efcaz a partir de uma complexa organização que determina a natureza e a entidade das sanções, as pessoas que devam exercê - las e a sua execução”. Para Bobbio, essa organização complexa é o produto de um ordenamento jurídico e, a partir deste, o Direito pode ser defnido. Isso porque, conforme o autor, o problema da defnição do Direito é localizado na teoria do ordenamento jurídico, não na teoria da norma. O pensador apresentou essa conclusão baseado na ideia de organização do sistema normativo, extraída da noção de sanção jurídica.

Segundo Bobbio, a sanção jurídica é aquela cuja execução é garantida por uma sanção:
Ver Comentários

Q226294 - CESPE Defensor Público 2013

As normas que, de acordo com a doutrina, são baseadas nas leis elaboradas pelos homens com o intuito de reger o social, sendo vistas como reflexo das diversas formas do comportamento humano, denominam-se normas
Ver Comentários

Q226310 - FCC Defensor Público 2012

Um argumento correto quanto à doutrina da norma para Hans Kelsen é: 

Ver Comentários