Q223819 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018
Sobre os estimuladores do sistema nervoso central e psicotomiméticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA .
I- Cocaína inibe a captura das catecolaminas e serve como anestésico local.
II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A .
III- O MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina) libera 5-HT e inibe sua captura.
IV- Cetamina bloqueia os canais iônicos operados pelo receptor NMDA.
A)Apenas I e II são incorretas.
B)Apenas III e IV são incorretas.
C)Apenas II é incorreta.
D)Apenas III é incorreta.
E)Todas são incorretas.
Responder
Q223823 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018
A exposição a esse agente pode causar intoxicação aguda e crônica. Ele é um agente mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno até mesmo em doses inferiores a 1 ppm. O quadro clínico de toxicidade pode se caracterizar pelo comprometimento da medula óssea, sendo a causa básica de diversas alterações hematológicas ( BRASIL, 2006b). Na intoxicação aguda, grande parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica conserva-se na medula óssea (40 ), no fígado (43 ) e nos tecidos adiposos (10%) (SOUZA; PAULA, 2011). Essas afirmações referem-se à seguinte substância:
A)Benzeno.
B)Tolueno.
C)Xileno.
D)Cloro.
E)Flúor.
Responder
Q223825 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018
As principais propriedades dos metais pesados, também denominados elementos traço, são os elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Isto quer dizer que tais elementos, além de serem capazes de desencadear diversas reações químicas, não metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), o que faz com que permaneçam em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar (CARDOSO, 2008)." Com base nesses metais marque a alternativa INCORRETA .
A)O chumbo em temperatura ambiente encontra-se no estado s lido com coloração cinza azulada, maleável, baixo ponto de fusão (327,4 C). É mau condutor de eletricidade. Encontrado com abundância na crosta terrestre a partir do minério galena (PbS) que possui 86% de Pb em sua composição.
B)Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, inodoro, bom condutor de eletricidade, insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Os compostos químicos contendo mercúrio são classificados, do ponto de vista toxicológico, em dois grupos principais: compostos orgânicos e compostos inorgânicos, onde se inclui também o mercúrio atômico ou elementar.
C)O cromo é um metal de transição, duro, frágil, de coloração cinza semelhante ao aço, com forma cúbica cristalina, sem odor e muito resistente à corrosão. O cromo metálico não existe livre na natureza, mas somente na forma de seus compostos. Obtém-se o cromo a partir da cromita (FeCr2O4), principal minério de cromo, aquecendo-a em presença de alumínio ou silício.
D)À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. O cádmio é um metal macio, de cor entre o branco e o prateado, que ocorre naturalmente na crosta terrestre, podendo ser encontrado em minerais, em combinação com outros elementos. Normalmente é encontrado em minas de zinco. Cerca de 83 de todo o cadmio é usado na produção de pilhas e baterias, 8 nos pigmentos de tinta e 7% em revestimentos e em placas de metal.
E)Metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dúctil e maleável, porém pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, onde não apresenta certo caráter ferromagnético. O Níquel é encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metálica com o ferro) e, em princípio, existe níquel no núcleo da Terra.
Responder
Q224020 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
A ação tóxica de uma substância habitualmente cessa por:
A)biotransformação e excreção, já que a redistribuição do sítio de ação para outros tecidos é rara.
B)excreção e redistribuição para outros tecidos, porque a biotransformação origina moléculas inativas.
C)biotransformação, excreção e redistribuição para o sistema nervoso central, porque os catabólitos são hidrossolúveis.
D)biotransformação em compostos inativos e redistribuição destes para outros tecidos, reduzindo a concentração no sítio de ação.
E)biotransformação, excreção e redistribuição para outros tecidos, como ocorre especialmente nos anestésicos lipossolúveis.
Responder
Q224027 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Dentre os efeitos da cafeína e das metilxantinas, como a teofilina e a teobromina, está o bloqueio dos receptores pré-sinápticos de adenosina, inclusive nos neurônios adrenérgicos. Assinale a alternativa que apresenta o prejuízo causado pelo abuso da cafeína.
A)Aumento da sonolência e redução da atenção, pela inibição da liberação da norepinefrina.
B)Promoção do estado de alerta, de insônia, pelo bloqueio de receptores de adenosina em neurônios corticais, atuando como estimulante.
C)Aumento da liberação de dopamina no nucleosaccumbens pela via da recompensa encefálica, induzindo tolerância.
D)Inibição da adenosina no sistema nervoso central, por bloqueio de receptores adrenérgicos pós-sinápticos.
E)Bloqueio dos receptores dopaminérgicos pós-sinápticos com liberação de serotonina, promovendo estado de alerta e sonolência.
Responder
Q224028 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Na utilização de drogas de abuso, quatro parâmetros são valorizados, dentre os quais a dependência da substância, denominada adição ou drogadição. Em relação à dependência, é correto afirmar que:
A)consiste no consumo exagerado e prejudicial de substâncias prescritas, desencadeando síndrome de abstinência e abandono de atividades sociais, ocupacionais ou recreativas.
B)é um padrão mal adaptativo de substância consumida em grande quantidade e durante um período longo para aliviar sintomas físicos ou psicológicos, apesar da consciência da associação deles com o consumo.
C)consiste no desejo persistente ou em esforços mal sucedidos para reduzir ou controlar o uso de uma substância prescrita, além de muito tempo gasto no uso da substância ou na recuperação de seus efeitos.
D)caracteriza-se pelo uso de uma substância, apesar da consciência de um problema físico ou psicológico que pode ser causado por ela, além da necessidade de consumi-la para aliviar ou evitar esses sintomas.
E)é um padrão de uso de substância que causa prejuízo ou sofrimento clínico significativo, associado à tolerância, abstinência e ao insucesso ao tentar abandonar o uso.
Responder
Q224034 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Na atualidade, o abuso de drogas é um problema de saúde pública para o qual o farmacêutico deve estar atento. Sobre drogas de abuso, assinale a alternativa correta .
A)Óxido nitroso, triazolam, oxicodona epsilocibina são exemplos de drogas de abuso que causam euforia.
B)Anfetamina, cocaína e o MDMA (Ecstasy ) atuam como inibidores de receptação de serotonina.
C)Lorazepam, triazolamdiazepam e fenobarbital são drogas de abuso quando prescritas e consumidas em excesso.
D)Álcool, cafeína e cocaína são sempre considerados drogas de abuso, pelo fato de causarem dependência.
E)No tabagismo, a droga de abuso é a nicotina, mesmo quando empregada para tratamento.
Responder
Q224037 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Os alcaloidestropânicos têm ação anticolinérgica sobre os efetores autônomos e sobre a musculatura lisa. Essa toxicodinâmica se deve:
A)à clivagem dos microfilamentos que ancoram as vesículas pré-sinápticas, com função de armazenar a acetilcolina.
B)à ação mitogênica sobre as glândulas periféricas, bloqueando os receptores de membrana.
C)à inibição da ação da acetilcolina em efetores, causando além da síndrome anticolinérgica, uma síndrome alucinógena.
D)à ativação sustentada do fator de crescimento epidérmico, aumentando a transcrição do DNA e da síntese proteica do carreado.
E)ao aumento dos níveis de cálcio na placa motora, do que deriva a contração muscular que antecede a alucinação.
Responder
Q224039 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Em estudos de Toxicologia identifica-se que a morfina apresenta o ciclo êntero-hepático. A partir dessa informação, é correto afirmar que:
A)a reabsorção da morfina liberada no trato gastrintestinal pelo sistema porta pode prolongar sua ação no organismo.
B)esse mecanismo contribui para reduzir a ação da morfina, porque a molécula é excretada nas fezes, sem reabsorção.
C)o ciclo êntero-hepático reduz o efeito da morfina por envolver a degradação dessa molécula por citocromos hepáticos.
D)esse mecanismo de excreção é vantajoso para o organismo porque ao mesmo tempo em que a morfina é excretada, o glicuronídeo é reaproveitado.
E)o ciclo êntero-hepático para excreção da morfina assemelha-se ao mecanismo de excreção de vapores inalados, após absorção sanguínea.
Responder
Q224040 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012
Na atualidade, a Toxicologia Social tem sido muito importante para a população em geral, porque é a área da Toxicologia que estuda:
A)as ações e os efeitos nocivos de substâncias usadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto.
B)as ações e os efeitos nocivos diretos causados pela interação de agentes contaminantes do ambiente com o organismo humano.
C)todos os efeitos nocivos de drogas ou fármacos e os processos de análise para identificação de processos bioquímicos relacionados.
D)a toxicidade de substâncias veiculadas pelos alimentos, estabelecendo índices de tolerância de substâncias em alimentos.
E)os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos, com prejuízos para o usuário e a sociedade.
Responder