Questões de concursos sobre "Toxicologia Básica e Clínica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Toxicologia Básica e Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223819 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

Sobre os estimuladores do sistema nervoso central e psicotomiméticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I- Cocaína inibe a captura das catecolaminas e serve como anestésico local.

II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A.

III- O MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina) libera 5-HT e inibe sua captura.

IV- Cetamina bloqueia os canais iônicos operados pelo receptor NMDA.

Ver Comentários

Q223823 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

A exposição a esse agente pode causar intoxicação aguda e crônica. Ele é um agente mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno até mesmo em doses inferiores a 1 ppm. O quadro clínico de toxicidade pode se caracterizar pelo comprometimento da medula óssea, sendo a causa básica de diversas alterações hematológicas ( BRASIL, 2006b). Na intoxicação aguda, grande parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica conserva-se na medula óssea (40 ), no fígado (43 ) e nos tecidos adiposos (10%) (SOUZA; PAULA, 2011). Essas afirmações referem-se à seguinte substância:
Ver Comentários

Q223825 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

As principais propriedades dos metais pesados, também denominados elementos traço, são os elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Isto quer dizer que tais elementos, além de serem capazes de desencadear diversas reações químicas, não metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), o que faz com que permaneçam em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar (CARDOSO, 2008)." Com base nesses metais marque a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q224020 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

A ação tóxica de uma substância habitualmente cessa por:
Ver Comentários

Q224027 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Dentre os efeitos da cafeína e das metilxantinas, como a teofilina e a teobromina, está o bloqueio dos receptores pré-sinápticos de adenosina, inclusive nos neurônios adrenérgicos. Assinale a alternativa que apresenta o prejuízo causado pelo abuso da cafeína.
Ver Comentários

Q224028 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Na utilização de drogas de abuso, quatro parâmetros são valorizados, dentre os quais a dependência da substância, denominada adição ou drogadição. Em relação à dependência, é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q224034 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Na atualidade, o abuso de drogas é um problema de saúde pública para o qual o farmacêutico deve estar atento. Sobre drogas de abuso, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q224037 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Os alcaloidestropânicos têm ação anticolinérgica sobre os efetores autônomos e sobre a musculatura lisa. Essa toxicodinâmica se deve:
Ver Comentários

Q224039 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Em estudos de Toxicologia identifica-se que a morfina apresenta o ciclo êntero-hepático. A partir dessa informação, é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q224040 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Na atualidade, a Toxicologia Social tem sido muito importante para a população em geral, porque é a área da Toxicologia que estuda:
Ver Comentários