Questões de concursos sobre "Química Farmacêutica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Química Farmacêutica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223353 - COMPERVE Farmacêutico 2018

O cloranfenicol (C11H12Cl2N2O5) é um antibiótico de amplo espectro que atua na inibição da síntese proteica dos micro-organismos sensíveis. Sua estrutura química é apresentada na figura abaixo:



Com relação à estabilidade do cloranfenicol, em solução aquosa de pH 3,0, o mecanismo de degradação a que ele está sujeito é

Ver Comentários

Q223774 - AOCP Farmacêutico 2018

Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central?
Ver Comentários

Q224022 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

São glicosídeos antraquinônicos:
Ver Comentários

Q224094 - COPESE - UFJF Técnico em Farmácia 2017

Os antibióticos beta-lactâmicos, como a penicilina, possuem grande utilização na farmacoterapia antibateriana. Contudo, algumas bactérias, como estafilococos, são capazes de produzir enzimas, chamadas de penicilinases, as quais são capazes de inativar a ação destes antibióticos. Na figura ao lado, indique o local de ação da penicilinase:  
Ver Comentários

Q224212 - UPENET/IAUPE Farmacêutico 2017

A Monoamina Oxidase (MAO) é uma enzima mitocondrial, que tem por função transformar aminas primárias em
Ver Comentários

Q224334 - FCC Farmacêutico 2017

A absorção, ao lado da distribuição é um processo decisivo para determinar a velocidade que um fármaco atinge seu local de ação e justifica as distintas formas farmacêuticas. Desta forma, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q224441 - INSTITUTO AOCP Farmacêutico 2016

Com o desenvolvimento de novas técnicas cromatográficas e espectroscópicas, os farmacêuticos e químicos orgânicos têm conseguido elucidar rapidamente estruturas moleculares complexas de constituintes naturais, até há pouco tempo difíceis de serem identificados e quantificados. A cada momento são relatadas na literatura novas moléculas, algumas de relevante ação farmacológica. Nesse contexto, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q225598 - CESPE Perito Criminal - Farmacêutico 2016

Sabendo que o fármaco (2S,3R) - (+) - dextropropoxifeno apresenta atividade analgésica e que o fármaco (2R,3S) - (-) -levopropoxifeno é um antitussígeno, assinale a opção correta acerca dessas duas moléculas.
Ver Comentários

Q225891 - CETRO Especialista em Regulação 2013


Os glicosídeos cardiotônicos são substâncias capazes de aumentar a contração do músculo cardíaco. A digoxina e a digitoxina são exemplos destes glicosídeos e são obtidas a partir das folhas da planta Digitalis lanata, popularmente conhecida como “dedaleira”. A absorção gastrointestinal da digitoxina é de 100% e possui 144h de meia-vida plasmática; por outro lado, a digoxina tem sua absorção entre 70-85% e apenas 38h de meia-vida plasmática. Com relação a essas substâncias, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q226039 - NCE-UFRJ Farmacêutico 2010

Os benzodiazepínicos que originam metabólitos -hidroxi são:
Ver Comentários