Questões de concursos sobre "Microbiologia Básica e Clínica" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Microbiologia Básica e Clínica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223401 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A tigeciclina é um antimicrobiano de amplo espectro indicado para infecções intra-abdominais graves, pneumonias e infecções complicadas de pele e tecidos moles. Esse antimicrobiano pertence à classe das
Ver Comentários

Q223449 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Um paciente de 86 anos queixa-se de tosse e sangue no escarro durante os últimos dois dias. Por ocasião do internamento, apresentava febre. O raio X revelou um aumento da densidade do lóbulo direito médio. O esfregaço do escarro revelou muitos cocos Gram positivos, e a cultura foi positiva para Staphylococcus aureus, produtores de penicilinase. Assinale a alternativa que contém o agente que deve ser administrado ao paciente.
Ver Comentários

Q223574 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

O meio oxidativo-fermentativo (O/F) de Hugh & Leifson é apropriado para bactérias não fermentadoras porque contém:
Ver Comentários

Q223601 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

A câmera de fluxo laminar indicada para o manuseio de amostras que contenham Mycobacterium tuberculosis é:
Ver Comentários

Q223603 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Dentre as opções abaixo descritas, qual o gênero que apresenta a enzima Fenilalanina-Desaminase como uma de suas caraterísticas bioquímicas?
Ver Comentários

Q223619 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

O ágar TCBS (Tiosulfato-Citrato-Biles-Sacarose) é empregado para o isolamento de:
Ver Comentários

Q223770 - AOCP Farmacêutico 2018

Paciente soropositivo para o HIV recebeu diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis jirovecii, ou pneumocistose. Logo, foi internado e começou o tratamento com cotrimoxazol. Quais são a composição e o mecanismo de ação do cotrimoxazol?
Ver Comentários

Q223799 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2018

Sobre as bactérias gram negativas, marque a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q223852 - INAZ do Pará Farmacêutico 2017

Em colites pseudomembranosas causadas pelo Clostridium difficile, a vancomicina deixou de ser a droga de escolha devido a influência a seleção de enterococos vancomicina resistentes (VRE). Além do que a antibioticoterapia altera a flora gastointestinal permitindo o crescimento excessivo do C. difficile que produz a Toxina A, a qual provoca diarreia. Logo, qual medicamento deverá ser o de escolha para o tratamento?
Ver Comentários

Q224217 - UPENET/IAUPE Farmacêutico 2017

Trata-se de um germicida do grupo das biguanidas, que apresenta maior efetividade com um pH de 5 a 8 e age melhor contra bactérias Gram-positivas do que Gram-negativas e fungos.  
Estamos nos referindo aos(ao)
Ver Comentários