Questões de concursos sobre "Farmacologia do Sistema Endócrino" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacologia do Sistema Endócrino que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223405 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A metformina é um fármaco da classe das biguanidas, primeira escolha para o tratamento da diabetes tipo 2. Seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado completamente, mas envolve principalmente a ativação da proteína quinase dependente de AMP (AMPK) em nível mitocondrial. Em relação à sua farmacodinâmica, a metformina promove
Ver Comentários

Q223463 - COMPERVE Farmacêutico 2018

As interações medicamentosas (IM) são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. As IM podem afetar a eficácia (benefício terapêutico) e a segurança (eventos adversos) de um tratamento farmacológico. Tratamentos com alendronato sódico e associações de cálcio com colecalciferol requer em precauções: uma dessas é que esses medicamentos não sejam administrados no mesmo horário, pois seu uso concomitante acarretaria diminuição da
Ver Comentários

Q223467 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Em relação ao tratamento farmacológico de distúrbios gastrointestinais, considere as informações abaixo. 
I A domperidona promove aumento da propulsão gastrointestinal e pode ser utilizada no tratamento de refluxo gastroesofágico. II Os inibidores da bomba de prótons devem ser empregados em jejum para facilitar sua absorção pela mucosa estomacal. III A ranitidina estimula a absorção de vitamina B12, sendo indicada após longos períodos de exposição aos inibidores da bomba de prótons. IV Sais de bismuto podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da infecção por Helicobacter pylori.
Sobre o tratamento de distúrbios gastrointestinais, estão corretas as afirmações
Ver Comentários

Q223482 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de
Ver Comentários

Q223510 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018

Socialmente, a disfunção erétil é um problema que pode comprometer a atividade sexual de muitos pacientes. Entretanto, fármacos, como o sindenafil, são utilizados para esse problema por:
Ver Comentários

Q223514 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018

A hiperglicemia é uma condição que pode levar o indivíduo a várias complicações. Uma das doenças mais conhecidas e que é caracterizada pelo achado clínico citado é a diabetes. Vários são os fármacos utilizados para o controle glicêmico de pacientes diabéticos. Os que agem aumentando a meia-vida das incretinas são:
Ver Comentários

Q223515 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018

Fármacos, como o omeprazol, são bastante utilizados por pacientes que fazem o uso crônico de medicamentos, pois o mecanismo de ação deles:
Ver Comentários

Q223652 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina. Alendronato sódico, amplamente empregado no tratamento da osteoporose, apresenta uma biodisponibilidade inferior a 1% quando administrado pela via oral. Não é metabolizado de forma significativa no organismo, apresenta taxa de ligação a proteínas plasmáticas elevada (≈ 80%) e é excretado pela via urinária. Destaca-se um elevado tempo de meia-vida de eliminação, aproximadamente 10 anos. A baixa biodisponibilidade oral do alendronato se deve à
Ver Comentários

Q223666 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento adverso a medicamento é qualquer ocorrência médica indesejável que surge após o uso de um produto farmacêutico e que não necessariamente tenha relação causal estabelecida com esse medicamento. Neste contexto, avalie os eventos adversos abaixo. 
I Depressão cardiorrespiratória decorrente da ingestão simultânea de 15 comprimidos de fenobarbital. II Desconforto gastrointestinal associado ao uso de metformina no tratamento de diabetes tipo 2. III Desconforto gastrointestinal pelo uso de metformina no tratamento de obesidade infantil. IV Constipação devida à administração de altas doses de morfina, decorrente de erro de prescrição.
Dos eventos adversos apresentados, os que correspondem a reações adversas são
Ver Comentários

Q223702 - UFLA Farmacêutico 2018

Os diuréticos aumentam a taxa de fluxo de urina e a excreção de Na+e são usados para corrigir o volume e/ou a composição dos fluidos corporais em algumas doenças, como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, síndrome nefrótica e cirrose. Várias classes de diuréticos estão disponíveis no mercado atualmente, entre elas os chamados diuréticos de alça, que possuem como mecanismo de ação:
Ver Comentários