Questões de concursos sobre "Farmacologia da Musculatura Lisa" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Farmacologia da Musculatura Lisa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223397 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada por hiperresponsividade, com episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. Em relação ao tratamento farmacológico da asma, considere as afirmações abaixo.

I A ação broncodilatadora do brometo de ipratrópio se deve a sua ação β2-agonista, que comumente é empregado em associação com salbutamol pela via inalatória.

II O montelucaste inibe a atividade inflamatória dos leucotrienos cisteínicos no decorrer do processo asmático.

III Salbutamol, fenoterol e terbutalina são broncodilatadores de curta duração habitualmente utilizados na crise asmática.

IV Beclometasona, assim como os demais corticosteroides inalatórios, atuam inibindo as cicloxigenases, enzimas pró inflamatórias.

Sobre as características farmacológicas do tratamento da asma, estão corretas as afirmações

Ver Comentários

Q223443 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

A atropina e a escopolamina bloqueiam todos os efeitos da acetilcolina, EXCETO
Ver Comentários

Q223453 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Sobre os mecanismos de ação dos nitritos na musculatura lisa, descritos abaixo, estão corretos, EXCETO:
Ver Comentários

Q223473 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:
Ver Comentários

Q223537 - Prefeitura de Fortaleza - CE Farmacêutico 2018

A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia grave. Esse fármaco é utilizado, pois:
Ver Comentários

Q223642 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A aminofilina é indicada para o tratamento de broncoespasmos comumente associados a asma brônquica, bronquite e enfisema. A farmacodinâmica da aminofilina, caracterizada pelo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, deve-se, prioritariamente, à
Ver Comentários

Q223776 - AOCP Farmacêutico 2018

Prestes a entrar em cirurgia, um paciente recebeu atracúrio por via intravenosa como complemento à anestesia. O atracúrio é um fármaco que causa paralisia muscular por bloqueio não despolarizante, ou seja, atua como antagonista competitivo dos receptores de acetilcolina. Qual tipo de fármaco pode ser usado para reverter seu efeito?
Ver Comentários

Q223866 - COPEVE-UFAL Farmacêutico 2018

Acerca dos fármacos broncodilatadores, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q224037 - NUCEPE Perito Criminal - Farmacêutico 2012

Os alcaloidestropânicos têm ação anticolinérgica sobre os efetores autônomos e sobre a musculatura lisa. Essa toxicodinâmica se deve:
Ver Comentários

Q224404 - IBFC Farmacêutico 2016

A loperamida é um derivado piperidínico que retarda a motilidade gastrointestinal graças aos seus efeitos sobre os músculos circulares e longitudinais do intestino, provavelmente em consequência da sua interação com os receptores opioides intestinais. De acordo com a Resolução RDC n°. 87, de 28 de junho de 2016, que dispõe sobre a atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS n°. 344, de 12 de maio de 1998, assinale a alternativa correta sobre a loperamida: 
Ver Comentários