Questões de concursos sobre "Controle de Qualidade Laboratorial" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Controle de Qualidade Laboratorial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223368 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Para que um método de análise seja utilizado na rotina de um laboratório de controle de qualidade, é necessário que ele seja validado. No Brasil, os requisitos para a validação de um método analítico são descritos na RDC 166/2017 da Anvisa. Considere as seguintes afirmativas sobre os parâmetros de validação.


I Limite de detecção é a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém, não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.

II Precisão é o grau de concordância entre os resultados individuais do método em estudo em relação a um valor aceito como verdadeiro.

III Robustez é a capacidade de identificar ou quantificar o analito de interesse, inequivocamente, na presença de componentes que podem estar na amostra, como , impurezas, diluentes e componentes da matriz.

IV Linearidade é a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado.


Estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q223615 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Assinale o item correto do que significa PRECISÃO na rotina laboratorial quando se trata das definições dos termos.
Ver Comentários

Q223629 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

As técnicas de diluição são bastante empregadas em fotometria, principalmente quando se foge da curva de uma metodologia e se extrapola os valores aceitos para manutenção da linearidade. Para a realização da análise em laboratórios clínicos, então, se pode empregar técnicas de diluição. Nesse caso:
Ver Comentários

Q224268 - FUNCAB Farmacêutico 2016

Qual das alternativas a seguir NÃO se relaciona com a lei que dispõe sobre o funcionamento de laboratórios clínicos?
Ver Comentários

Q224372 - IF-TO Técnico de Laboratório - Agropecuária 2016

Procedimento Operacional Padrão (POP) (em inglês: Standard Operating Procedure) é uma descrição detalhada de uma atividade no laboratório, em que se listam todos os materiais utilizados, o local, a hora realizada, as condições necessárias, os procedimentos de segurança e o resultado esperado. Assim, a(s) característica(s) de um POP pode ser:
Ver Comentários

Q224428 - INSTITUTO AOCP Farmacêutico 2016

A validação de métodos analíticos tem como objetivo demonstrar que o método utilizado é apropriado para a finalidade pretendida, ou seja, a determinação qualitativa, semiquantitativa e/ou quantitativa de fármacos e outras substâncias em produtos farmacêuticos é confiável. Nesse contexto, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q224508 - SUGEP - UFRPE Farmacêutico 2016

Sobre os parâmetros necessários à validação de métodos analíticos, analise as afirmações a seguir.

1) Devem ser validados os ensaios cromatográficos, os não cromatográficos que apresentam seletividade aceitável e os testes de identificação, utilizando todos os parâmetros de validação.

2) A robustez considera a resistência do método frente às variações usuais nas condições analíticas, tais como temperatura e pH.

3) A revalidação deve ocorrer sempre que houver alterações no produto acabado, no processo de síntese e no procedimento analítico.

Está(ão) correta(s), apenas:

Ver Comentários

Q224522 - SUGEP - UFRPE Farmacêutico 2016

Assinale a alternativa que está de acordo com a NBR ISSO/IEC 17025, que determina os requisitos para a acreditação de laboratórios analíticos.
Ver Comentários

Q224534 - SUGEP - UFRPE Farmacêutico 2016

“Propriedade do resultado de uma medição ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas”. Esse é o conceito de:
Ver Comentários

Q224540 - SUGEP - UFRPE Farmacêutico 2016

A qualidade analítica se caracteriza por reprodutibilidade e repetitividade sem a existência de erros sistemáticos intra e interlaboratórios. Um meio importante de monitoramento de um laboratório comparado a outros laboratórios é a:
Ver Comentários