Questões de concursos sobre "Análises Clínicas" | Farmácia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Análises Clínicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q223366 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Os testes farmacopeicos apresentam certa complementaridade, ou seja, para cada fármaco e forma farmacêutica, são exigidos testes que possam, em conjunto, atestar a sua qualidade. O medicamento e seus respectivos testes de controle de qualidade requeridos correspondem a:
Ver Comentários

Q223368 - COMPERVE Farmacêutico 2018

Para que um método de análise seja utilizado na rotina de um laboratório de controle de qualidade, é necessário que ele seja validado. No Brasil, os requisitos para a validação de um método analítico são descritos na RDC 166/2017 da Anvisa. Considere as seguintes afirmativas sobre os parâmetros de validação.


I Limite de detecção é a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém, não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.

II Precisão é o grau de concordância entre os resultados individuais do método em estudo em relação a um valor aceito como verdadeiro.

III Robustez é a capacidade de identificar ou quantificar o analito de interesse, inequivocamente, na presença de componentes que podem estar na amostra, como , impurezas, diluentes e componentes da matriz.

IV Linearidade é a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado.


Estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q223401 - COMPERVE Farmacêutico 2018

A tigeciclina é um antimicrobiano de amplo espectro indicado para infecções intra-abdominais graves, pneumonias e infecções complicadas de pele e tecidos moles. Esse antimicrobiano pertence à classe das
Ver Comentários

Q223449 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Um paciente de 86 anos queixa-se de tosse e sangue no escarro durante os últimos dois dias. Por ocasião do internamento, apresentava febre. O raio X revelou um aumento da densidade do lóbulo direito médio. O esfregaço do escarro revelou muitos cocos Gram positivos, e a cultura foi positiva para Staphylococcus aureus, produtores de penicilinase. Assinale a alternativa que contém o agente que deve ser administrado ao paciente.
Ver Comentários

Q223455 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, que tem como mecanismo de ação a ocupação do sítio quinase da proteína BCR/ABL, bloqueando o acesso ao ATP. Estamos nos referindo ao(à)
Ver Comentários

Q223562 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Após separação das lipoproteínas pela técnica de eletroforese sérica, o corante utilizado para evidenciar e diferenciar as frações é:
Ver Comentários

Q223564 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Uma avaliação rápida da atividade do fibrinogênio pode ser realizada através de:
Ver Comentários

Q223566 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

Respectivamente, quais as formas parasitárias responsáveis pelo início do processo nos hospedeiros intermediários em portadores de Doença de Chagas, Malária, Leishmaniose e Filariose?
Ver Comentários

Q223568 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

O vírus Chikungunya é transmitido por espécies de mosquito do tipo Aedes causando infecção em seres humanos com caraterísticas clínicas comuns à infecção por outros arbovírus. Em relação ao diagnóstico laboratorial podemos afirmar:
Ver Comentários

Q223570 - CCV-UFC Farmacêutico 2017

O Vírus do Papiloma Humano (HPV) apresenta diferentes respostas nos indivíduos vacinados quando comparadas com os não vacinados em decorrência de:
Ver Comentários