Questões de concursos sobre "Eletrônica de Potência" | Engenharia Eletrônica - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Eletrônica de Potência que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q235007 - FGV Assistente Judiciário-Técnico em Telecomunicações 2013

Em eletrônica de potência o uso de tiristores tem sido intensificado.  A respeito do TRIAC, SCR E DIAC, analise as afirmativas a seguir. 
I. No TRIAC, o fluxo de corrente entre dois terminais é controlado por um terceiro, permitindo a condução de corrente em qualquer sentido. II. No SCR, o fluxo de corrente entre dois terminais é controlado por um terceiro, permitindo a condução de corrente em um único sentido. III. No DIAC, a condução se dá em um único sentido, quando aplicado em seus terminais uma tensão acima de um valor estabelecido.
Assinale:
Ver Comentários

Q235080 - CESGRANRIO Oficial de Manutenção 2014

Os disjuntores de potência são equipamentos destinados à manobra e à proteção de circuitos, capazes de interromper grandes potências de curto circuito. A Figura acima mostra um tipo de disjuntor ainda muito encontrado nas indústrias.

Nesse tipo de disjuntor, a realização da manutenção requer, fundamentalmente, cuidados com os seguintes itens:

Ver Comentários

Q235098 - CONSULPLAN Técnico em Eletrônica 2015

Embora haja algumas exceções, de uma maneira geral, um motor de indução requer, aproximadamente, seis vezes a sua corrente nominal para partida a tensão nominal. Em relação à chave soft‐starter utilizada na partida de motores, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q235102 - CONSULPLAN Técnico em Eletrônica 2015

Alguns componentes elétricos têm comportamentos diferentes em circuitos de corrente contínua e alternada. Sobre capacitores e indutores, é correto afirmar que em circuito com fonte
Ver Comentários

Q235122 - COSEAC Técnico de Laboratório - Eletrônica 2014

O componente eletrônico que substituiu o capacitor sintonizado mecanicamente em várias aplicações é denominado:
Ver Comentários

Q235298 - CESGRANRIO Oficial de Manutenção 2013

O amplificador abaixo usa um transistor bipolar NPN e foi rigorosamente polarizado para trabalhar corretamente em um circuito de um equipamento eletrônico.


O capacitor Cb é de acoplamento com outros estágios do circuito, Cc é de desacoplamento e o capacitor Ce, de bypass. Configurado em emissor comum, funciona perfeitamente, recebendo um sinal Vi na entrada e fornecendo um sinal de saída amplificado V0, ambos senoidais e sem distorção. Em virtude de uma falha, o equipamento tem de ser reparado. Na manutenção, ao substituir o resistor R2 danificado, um técnico, por engano, instalou um novo resistor com valor 100 vezes maior do que o original.

Qual o efeito desse equívoco na polarização do transistor?
Ver Comentários

Q235418 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Eletrônica 2013

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I identificando corretamente as etapas de uma transmissão digital às suas respectivas características.

COLUNA
I
1. Codificação.
2. Multiplexação.
3. Quantização.
4. Compressão digital.
5.
Filtro antialiasing.

COLUNA II
(   )Impede que sinais de frequência superior à faixa necessária atinjam o amostrador reduzindo a interferência na demodulação.
(   )Permite codificar uma grande faixa de valores de sinal utilizando um número reduzido de bits.
(   )Reúne os fluxos digitais em um único fluxo, gerando, na saída, um único sinal.
(   )Consiste em transformar um sinal analógico em um sinal digital.
(   )Realizada por um conversor A/D, determina a precisão obtida na conversão do sinal analógico em digital.

Assinale a sequência CORRETA na COLUNA II de cima para baixo.
Assinale a sequência CORRETA na COLUNA II de cima para baixo.

Ver Comentários

Q235419 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Eletrônica 2013

Analise as seguintes assertivas referentes aos sistemas de modulação e demodulação em frequência e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas.

(     )O sistema de modulação em frequência é utilizado nos sistemas de comunicação por rádio quando a relação sinal-ruído é um fator preponderante na degradação do canal de comunicação.
(    )A largura de faixa de um sinal de FM é infinita, limitada pelo índice de modulação máximo unitário, condicionada ao tipo de aplicação do sistema de rádio.
(    )A dê-ênfase utilizada no transmissor de FM consiste na utilização de um filtro passa faixa, com fator de mérito elevado, capaz de selecionar uma estreita faixa de frequência do sinal modulado, antes da etapa de potência do transmissor.
(    )Os osciladores controlados a cristal apresentam as melhores características para a geração de um sinal de FM, faixa larga, adequadas à radiodifusão comercial em FM.
(    )Dentre os diversos tipos de demoduladores de FM, o detector de inclinação destaca-se por sua alta sensibilidade e uma resposta de frequência linear.

Assinale a sequência CORRETA.


Assinale a sequência CORRETA.

Ver Comentários

Q235441 - CESGRANRIO Técnico em Eletrônica 2012

Nyquist, em 1924, expressou a velocidade ou taxa de transmissão de dados em função da quantidade de níveis do sinal transmitido e da largura de banda do canal de comunicação.

De acordo com a sua teoria, a velocidade ou taxa de transmissão, em bits por segundo, aumenta
Ver Comentários

Q235443 - CESGRANRIO Técnico em Eletrônica 2012





A figura mostra um diagrama de radiação de uma antena. Os lóbulos P, Q, R e S são denominados, respectivamente, de

Ver Comentários