Questões de concursos sobre "Sistemas de Transporte" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas de Transporte que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q245744 - Instituto Acesso Engenheiro civil 2018

O departamento nacional de estradas de rodagem (DNER) especifica em suas normas critérios para o projeto de rodovias. Avalie as proposições a seguir: 
I. A classe de projeto mais pobre entre as rodovias rurais é a 0 (zero), correspondendo a projeto de rodovia em pista simples e sua adoção recomendada para os casos em que a demanda não ultrapasse 200 veículos por dia; II. Distância de visibilidade de parada é a distância que um veículo percorre, desde a percepção de um obstáculo, pelo motorista, até a parada total do veículo; III. Pista de rolamento (ou pista de trânsito) é o espaço dimensionado e destinado à passagem de um veículo por vez e a menor largura permitida para uma pista em projetos de rodovias novas é 2,50m.
Podemos afirmar que:
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Q246122 - INSTITUTO AOCP Perito Criminal 2018

No caso de análise de sistemas viários, para a melhor visualização de um estudo do tempo de percurso com relação a um ponto central, pode-se desenhar curvas formadas pelos pontos, nas vias analisadas, que distam o mesmo tempo de percurso do ponto central considerado. Como essas curvas são denominadas?
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Q246125 - INSTITUTO AOCP Perito Criminal 2018

Os elementos da sinalização horizontal em rodovias são caracterizados em função de suas formas e cores. Para demarcar ciclovias e ciclofaixas, conforme recomendações técnicas, fazse adequado o emprego de sinalização horizontal na cor 
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Q246864 - CESPE Auditor 2018

No que se refere à engenharia portuária, julgue os itens que se seguem.


I O cais de paramento aberto possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.

II Os cais podem ser contínuos ou descontínuos, em função do tipo de navio que devem tender, sendo os cais descontínuos destinados à atracação dos navios de carga geral.

III A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual.

IV As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, ondas, e correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos.


Estão certos apenas os itens

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Q246867 - CESPE Auditor 2018

Um canal externo de acesso de mão dupla deve ser projetado para o tráfego de navios graneleiros de uma hélice, transportadores de minério, carregados. O vento predominante de través com o canal é moderado e as ondas são de pequena altura em toda a extensão do canal. O tráfego é leve, a visibilidade é geralmente boa e os auxílios à navegação são excelentes. As tabelas de projeto apresentam os seguintes dados:



Nessa situação hipotética, se o valor de boca (B) for igual a 50 m, então a dimensão do canal do projeto corresponderá a

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Q247912 - CS-UFG Engenheiro civil 2013

Todo trabalhador designado para o transporte manual de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. Segundo a CLT, quando o trabalhador designado para o transporte manual de cargas for um homem adulto, o peso máximo, em kilogramas, que ele poderá remover, individualmente, é de
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Q248468 - FUNCERN Engenheiro civil 2013

Na escavação de um solo em terreno baldio para construção de uma lagoa de captação, obteve-se os seguintes dados:


Volume escavado = 350 m³ (volume de corte)

Massa específica seca (in situ) = 1,90 g/cm³

Massa específica solta = 1,75 g/cm³

Umidade do solo após escavação (solo solto) = 15%.


A partir dessas informações, é correto afirmar que o volume de solo solto e seco a ser transportado em m³, é de

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Q248888 - FUNCAB Engenheiro civil 2012

Para a execução de determinada obra, foi feita a escavação de um terreno plano para a construção de 2 subsolos, cada um com 1000 m² de área e 3 m de pé-direito. O solo, é uma argila compactada, que ao ser escavado, estima - se um fator de empolamento de 1,6. Para retirada do bota-fora serão utilizados 5 caminhões com capacidade de 6 m³ trabalhando simultaneamente, sendo abastecidos de forma ininterrupta. A duração média de uma viagem é de 30 minutos, incluindo o enchimento do caminhão, o deslocamento, o esvaziamento do caminhão e o retorno ao local de origem. Para a total retirada do material escavado, considerando-se um expediente diário de 8 horas, o número de dias úteis necessários será:
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Q249098 - INSTITUTO AOCP Engenheiro civil 2015

Tendo como parâmetro o empolamento da argila na ordem de 40%, calcule quantas viagens de um caminhão caçamba, com capacidade de 8 m³, serão necessárias para realizar um corte em um terreno com volume de 120 m³.
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Q250514 - CONSULPLAN Engenheiro civil 2011

Na etapa de terraplenagem de uma determinada obra, a previsão é de se escavar por volta de 200m3 de rochas duras, cujo empolamento é de 20%. O transporte do material para bota-fora será realizado por quatro caminhões, cada um com capacidade de 5m3. Se cada caminhão faz o mesmo número de viagens, quantas cada um deverá fazer, para que todo o material escavado seja transportado?
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