Q253905 - IESES Técnico de Edificações 2016
Ao projetar-se uma edificação qualquer é necessário verificar-se algumas condicionantes locais, previstas no plano diretor, como a índice, taxa ou coeficiente de aproveitamento que é:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Projetos de Arquitetura que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Ao projetar-se uma edificação qualquer é necessário verificar-se algumas condicionantes locais, previstas no plano diretor, como a índice, taxa ou coeficiente de aproveitamento que é:
A área projetada total da construção de um edifício de 4 andares representa 40% da área total do terreno. Portanto,
O projeto de arquitetura da construção de um edifício público prevê o assentamento de piso (sinalização) tátil direcional ligando a entrada do edifício até o hall dos elevadores. A linha guia estabelecida sofre uma mudança de direção de 150 graus em um ponto do seu trajeto. Durante a execução da obra, o fiscal determinou ao construtor que a mudança de direção e o piso próximo ao elevador fossem sinalizados com piso de granito apicoado, de mesma cor do granito polido utilizado no restante do pavimento. A postura do fiscal da obra, nessa hipótese, afigura-se:
Segundo a NBR 6492, a definição: “Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades e apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar” é denominado:
As alternativas abaixo apresentam documentos que devem constar obrigatoriamente na realização do projeto básico de arquitetura de uma edificação, exceto:
O engenheiro responsável precisa conferir se a quantidade de pavimentos em uma edificação, onde todos os pavimentos terão a mesma área, está correta. Para uma edificação a ser construída em um lote de 25 × 40 m, com taxa de ocupação igual a 45%, considerando coeficiente de aproveitamento igual a 2,25, o número máximo de pavimentos a serem construídos é igual a
Em projetos de arquitetura, a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência, cuja altura pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários, é denominada
Pretende-se construir um edifício onde a projeção de todos os pavimentos coincide com a projeção do térreo. O terreno possui área total igual a 2780,6 m2. Sabendo que para esta construção a taxa de ocupação será de 47% e o coeficiente de aproveitamento igual a 2,9, o número máximo de pavimentos, incluindo o térreo, deve ser igual a
Um arquiteto propôs a utilização de vidro em diversos ambientes de uma obra de um edifício residencial, a saber:
I. Sacadas com para-peitos de vidro em painéis de 1,10 m de altura por 2,00 m de comprimento, instalados com auxílio de caixilhos de alumínio.
II. Amplas vedações de vidro instaladas na sauna seca do edifício, localizada no complexo esportivo do empreendimento, próximo à piscina coberta no piso térreo do local.
III. Janelas de iluminação natural posicionadas nas paredes de fachada da escada de incêndio.
IV. Pisos de vidro no hall de entrada do edifício, sob os quais há um raso lago iluminado.
V. Vedações de vidro na entrada do salão de festas localizado no térreo de frente para o jardim.
Como engenheiro responsável pela descrição dos serviços, você deve especificar no caderno de encargos os vidros adequados a serem utilizados em cada ambiente. Nos cinco ambientes devem ser instalados, respectivamente, vidros do tipo
Na operação de locação de obras, geralmente, os projetos de edifícios compõem-se de paredes divisórias e limítrofes alinhadas. Desta forma, entende-se que