A figura abaixo representa um pórtico plano isostático
Ao realizar o cálculo do momento fletor para esse pórtico o engenheiro calculista conclui que o valor do momento fletor na seção C da barra BC da estrutura possui um módulo de:
No cálculo de uma viga isostática, apoiada em suas extremidades e com carga uniformemente distribuída, o projetista majorou a carga e o vão teórico da viga, ambos em 20%. É CORRETO afirmar:
A figura a seguir mostra o esquema de uma viga biapoiada do diagrama de momento fletor (DMF) e do diagrama de esforço cortante (DEC), em kNm e kN, respectivamente:
CONSIDERE A FIGURA A SEGUIR, PARA RESPONDER
A QUESTÃO QUE SEGUE.
A viga engastada e livre apresentada a seguir, está submetida a
um carregamento vertical uniformemente distribuído no trecho
BC do balanço. Desconsidere o peso próprio da viga em
comparação a essa solicitação.
Sobre o diagrama do esforço cortante (DEC) na viga, é correto afirmar que
Uma viga biapoiada com balanços possui carregamentos
diferentes nos balanços e no vão entre os apoios.
Sabendo-se que a viga (fig. 3) possui seção retangular quadrada de lado igual a 10cm, o valor da máxima tensão normal de tração encontrada no trecho da viga em balanço é:
Uma viga biapoiada com balanços possui carregamentos
diferentes nos balanços e no vão entre os apoios.
Conforme a figura 3, para que o máximo momento fletor positivo encontrado na viga seja igual ao seu mínimo momento fletor negativo em valor absoluto, o valor de q2 deve ser igual a:
Considere a viga de uma ponte sobre a qual deve passar a carga móvel, como ilustrado na figura abaixo.
A carga móvel é formada por três forças concentradas P = 140 kN e pela carga uniformemente distribuída q = 20 kN/m. Ao se utilizar linhas de influência, verifica-se que o momento fletor na seção C é, em kNm,