Questões de concursos sobre "Instalações Hidrosanitárias" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Instalações Hidrosanitárias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q244426 - VUNESP Engenheiro civil 2014

No projeto de instalações prediais de águas pluviais, o diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é
Ver Comentários

Q244429 - VUNESP Engenheiro civil 2014

No projeto de instalações prediais de águas pluviais, a inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mínimo de
Ver Comentários

Q244432 - VUNESP Engenheiro civil 2014

Sobre instalações prediais de água fria, em uma seção da tubulação, a pressão da água prevista em projeto em condições estáticas, ou seja, sem escoamento, é 200 kPa. Nessa seção, o valor da pressão do ensaio de estanqueidade deve ser no mínimo
Ver Comentários

Q244459 - Gestão Concurso Arquiteto urbanista 2018

A imagem abaixo representa a instalação de esgoto sanitário de dois banheiros de um apartamento. Além dos detalhes de esgoto, também são representadas as prumadas de alimentação e de esgoto, bem como as prumadas de água pluvial.



Considerando as possíveis prumadas que haja no shaft existente na imagem para atender a demanda dos banheiros, é correto afirmar que corresponde a uma prumada que esteja faltando nesse detalhe a de

Ver Comentários

Q244464 - Gestão Concurso Arquiteto urbanista 2018

A recente preocupação com a distribuição da água pelas concessionárias, o consumo consciente de água pela população e uma necessidade de distribuição justa e proporcional ao consumo de cada unidade residencial levaram boa parte das atuais construções de uso residencial multifamiliar a utilizarem sistemas de distribuição de água com medição individualizada nas unidades habitacionais.


Partindo do princípio de economia de água e de instalações, avalie as afirmações apresentadas.


I. O sistema de medição individualizada, apesar de fazer uma leitura específica de cada unidade habitacional, do ponto de vista técnico não altera o consumo de água do edifício como um todo.

II. A implementação do uso do sistema de medição individualizada, apesar dos benefícios de consumo mais justo, é dificultada por criar necessariamente contas de água para cada unidade habitacional junto à concessionária de distribuição de água.

III. O sistema de medição individualizada tem a vantagem de um consumo mais justo, já que cada unidade habitacional paga proporcional ao seu consumo, porém apresenta a desvantagem de, na maioria das vezes, ter um consumo maior de tubulação de maior diâmetro, por não concentrar as prumadas de distribuição por áreas “molhadas” e, sim, por um ponto de distribuição central do edifício.


Está correto apenas o que se afirma em

Ver Comentários

Q244469 - VUNESP Engenheiro civil 2013

Nas instalações prediais de águas pluviais, o dimensionamento do diâmetro interno dos condutores horizontais de seção circular depende da altura da lâmina d’água que escoa em seu interior. Se a altura da lâmina d’água prevista é de 100 mm, então o diâmetro interno desse tubo é
Ver Comentários

Q244472 - VUNESP Engenheiro civil 2013

Sobre a elaboração de projeto e execução de instalações prediais de água quente, a instalação de misturadores é obrigatória se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização para uso humano ultrapassar
Ver Comentários

Q244590 - MetroCapital Soluções Engenheiro civil 2018

No que se refere às instalações hidráulico-sanitárias, que nome se dá ao dispositivo utilizado para criar um fecho hídrico e vedar a passagem de gases?
Ver Comentários

Q244634 - FGV Engenheiro civil 2014

Considere as características de determinado fenômeno:


a) originado em quedas repentinas de pressão;

b) geralmente observado em sistemas hidráulicos com bombeamento;

c) resulta na liberação de ondas de choque e microbolhas altamente energéticas, que geram altas tensões mecânicas e elevação da temperatura, e que provocam danos na superfície que atingem.


Esse fenômeno é:

Ver Comentários

Q244712 - COMPERVE Engenheiro civil 2018

Nas instalações prediais de água fria, o pleno funcionamento dos aparelhos sanitários está atrelado ao adequado dimensionamento das tubulações. Com esse propósito, a NBR 5626:1998 sugere uma rotina para dimensionamento dessas tubulações, empregando uma planilha de cálculos. Devem ser contemplados por essa ferramenta alguns dos conceitos, definições, dados, operações e/ou considerações, tais como:
Ver Comentários