Conhecer o tipo de solo sobre o qual uma construção será edificada é de fundamental importância, uma vez que a interação do solo com a estrutura garantirá a estabilidade da edificação. O conhecimento do tipo também influenciará o processo de compactação dos solos, bem como na escolha e execução das fundações. Além disso, alguns tipos de solos podem apresentar comportamentos em relação aos processos de deformação cujas consequências serão observadas após anos. Acerca dos tipos de solos encontrados na natureza, assinale a alternativa correta.
Segundo as dimensões das suas partículas e dentro de determinados limites convencionais, as "frações constituintes" dos solos recebem designações próprias que se identifiquem com as acepções usuais dos termos. Essas frações, de acordo com a escala granulométrica brasileira (ABNT), estão apresentadas para pedregulho, areia, silte e argila. Segundo a norma para a argila, a dimensão da partícula tem de ser inferior a:
Os fatores naturais de ordem geológica que atuam isolada ou conjuntamente durante o processo de formação de um talude natural e que respondem pela estrutura característica deste maciços são
Muitas cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados à deflagração de escorregamentos em encostas, principalmente em períodos de elevados índices pluviométricos. O tipo de solo que se caracteriza por ser um material muito fofo, contendo blocos de rochas, alto teor de umidade e, em geral, encontra-se depositado próximo ao pé das encostas é denominado solo
I. A rocha com resistência mecânica igual ou superior à do granito é classificada, para efeito de escavação, como material de primeira categoria. II. Canalizações aparentes em edificações residenciais, comerciais e industriais, destinadas ao fornecimento de gás combustível, devem ser pintadas na cor branca. III. As fissuras por retração hidráulica do concreto em uma laje têm como causa uma cura inadequada.