Questões de concursos sobre "Estradas" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estradas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q245596 - FCC Engenheiro civil 2017

As valetas de proteção de cortes têm como objetivo interceptar as águas que escorrem pelo terreno natural a montante, impedindo-as de atingir o talude de corte. Nos projetos de drenagem de rodovias, na escolha das valetas de proteção de cortes, deve-se observar:
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Q245598 - FCC Engenheiro civil 2017

Para ampliação de um extenso trecho de uma rodovia, pretende-se compactar um solo argiloso plástico. O equipamento mais adequado para a obra é
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Q245600 - FCC Engenheiro civil 2017

A superelevação a ser introduzida em um curva de raio 400 m numa estrada onde a velocidade de projeto é 108 km/h é, em porcentagem, 
Dados: Aceleração da gravidade = 10 m/s2 Coeficiente de atrito = 0,16
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Q245602 - FCC Engenheiro civil 2017

Considere os dados abaixo do projeto de uma autoestrada: 
Dados: Velocidade de projeto = 129,6 km/h Aceleração da gravidade = 10 m/s2 Coeficiente de atrito = 0,12
O raio mínimo de curva para não haver necessidade de superelevação nas curvas e, portanto, não haver necessidade de espiral de transição é, em metros,
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Q245680 - FGV Engenheiro civil 2018

O projeto geométrico de uma via tem, por objetivo, o estudo e a consequente definição das características técnicas, tais como raios de curvaturas, rampas, plataforma, etc.


Observe o trecho da uma estrada desenvolvida no plano, onde PI são os pontos de interseção e, R, os raios de curvatura das curvas circulares simples.



A distância API1 é igual a 340,40 m; a PI1PI2 mede 550 m e, a PI2D, 400,60 m.

Dados: tg(15º) = 0,24; tg(30º) = 0,51; cos(15º) = 0,97; e cos(30º) = 0,89.


O comprimento da via entre os pontos A e D é de

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Q245792 - FCC Auditor de Controle Externo - Engenharia 2015

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere: 
I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem. II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção. III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade. IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.
Está correto o que se afirma em
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Q246608 - CESGRANRIO Engenheiro Júnior - Civil 2018

Uma rodovia possui os trechos T1 e T2, ambos em tangente, conforme a seguir:


• T1 – entre as estacas E325+5,52 m e E347+2,48 m

• T2 – entre as estacas E454+1,37 m e E495+19,86 m


Considere que será realizada uma atividade, cujo preço, por quilômetro, é R$ 12.000,00 no T1, e R$ 15.000,00 no T2.


O valor total da atividade, somados os trechos T1 e T2, em reais, é

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Q246631 - CESGRANRIO Engenheiro Júnior - Civil 2018

De acordo com o Manual de projeto geométrico de travessias urbanas, do DNIT, a classificação funcional das vias urbanas é estabelecida de acordo com a mobilidade e a acessibilidade permitidas. Esse Manual apresenta um método de classificação que separa as vias urbanas em quatro sistemas básicos.


Dentre esses sistemas, o que tem a função principal de conectar vias locais com as vias arteriais é o sistema

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Q246642 - CESGRANRIO Engenheiro Júnior - Civil 2018

Considere o croqui da poligonal aberta referente a um trecho de uma dutovia e os dados a seguir para responder a questão abaixo.


 

Dados



• As cotas dos pontos 3 e 4 (CP3 e CP4) encontram-se a 2,40 m e 2,50 m acima das cotas das curvas C4 e C3, respectivamente.
• A cota do ponto 6 (CP6) é 7,50m
• Nos cálculos, considere:
   sen 60o = cos 30o = 0,9
   sen 45o = cos 45o = 0,7
   sen 30o = cos 60o = 0,5

Considerando-se a direção leste-oeste, a posição do ponto 4, em relação ao ponto 1 é
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Q246645 - CESGRANRIO Engenheiro Júnior - Civil 2018

Considere o croqui da poligonal aberta referente a um trecho de uma dutovia e os dados a seguir para responder a questão abaixo.


 

Dados



• As cotas dos pontos 3 e 4 (CP3 e CP4) encontram-se a 2,40 m e 2,50 m acima das cotas das curvas C4 e C3, respectivamente.
• A cota do ponto 6 (CP6) é 7,50m
• Nos cálculos, considere:
   sen 60o = cos 30o = 0,9
   sen 45o = cos 45o = 0,7
   sen 30o = cos 60o = 0,5

Qual o maior intervalo, em m, no qual o valor da cota CP5 pode estar?
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