Disciplinas Engenharia Civil Estradas e Transporte Questões de concursos sobre "Estradas e Transporte" | Engenharia Civil - página 51 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estradas e Transporte que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q261855 - FCC Engenheiro civil 2009
Sobre reparo de um pavimento asfáltico, considere: I. compactação com equipamento adequado, menor do que a área do remendo; II. corte da área retangular a ser remendada, 20 a 30 cm além das extremidades do buraco e até atingir uma profundidade com material consistente; III. remoção de água e sujeira e instalação de drenagem, quando necessário; IV. aplicação de imprimadura impermeabilizante no fundo, caso o material seja granular; V. lançamento da mistura asfáltica; VI. aplicação de imprimadura de ligação nas faces verticais da escavação. O procedimento recomendado para a execução de remendos permanentes consiste na sequência:
A)III, II, VI, IV, V e I.
B)II, III, IV, VI, V e I.
C)III, II, V, VI, IV e I.
D)II, III, IV, V, VI e I.
E)III, II, I, V, VI e IV.
Responder
Q261887 - FCC Engenheiro civil 2009
A construção e a manutenção de rodovias, a construção e a operação de sistemas de saneamento básico (água e esgoto) e a construção e a operação de usinas hidrelétricas, são exemplos de concessões que o poder público Federal, Estadual ou Municipal abre à participação privada. Entende-se como concessão de serviço público a delegação de
A)atribuições e/ou serviços à pessoa física ou jurídica, por meio de licitação, na modalidade de concorrência e com prazo indeterminado.
B)serviços ao consórcio de empresas cadastrado, por meio de convite e com prazo indeterminado.
C)serviços ao consórcio de empresas cadastrado, por meio de tomada de preços e com prazo determinado.
D)atribuições e/ou serviços à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas capacitadas, por meio de licitação, na modalidade de concorrência e com prazo determinado.
E)atribuições à pessoa física, jurídica ou ao consórcio de empresas cadastrado, por meio de concorrência e com prazo indeterminado.
Responder
Q261892 - FCC Engenheiro civil 2009
Nas obras de terraplenagem de uma estrada foi necessário proceder ao nivelamento do perfil do terreno, conforme os dados constantes na tabela a seguir, para a locação do eixo longitudinal da estrada. As cotas das estacas B-1, C-1, D-1 e E-1 são, respectivamente, em metros,
A)99,30; 98,00; 96,80 e 94,00
B)99,30; 98,00; 99,80 e 98,35
C)98,50; 97,80; 96,00 e 97,50
D)96,30; 92,80; 91,10 e 87,95
E)96,30; 92,30; 90,25 e 87,10
Responder
Q261893 - FCC Engenheiro civil 2009
Considere a figura a seguir. Nas estradas de terra, sabe-se que a mistura de areia e argila é muito utilizada como tratamento primário, quando o subleito é arenoso, propiciando a formação de uma camada de boa qualidade como pista de rolamento. Para o trecho de rolamento especificado na figura, com 150 metros de comprimento e 6 m de largura, o volume de argila necessário para obter a relação 1:3 (argila:areia) é, em m,
A)45
B)89
C)90
D)450
E)900
Responder
Q261896 - FCC Engenheiro civil 2009
Os pisos e pavimentos de concreto caracterizam-se por resistirem ao peso ou ao desgaste produzidos por veículos, máquinas, trânsito de pessoas e animais, entre outros usos, sendo, portanto, superfícies de apoio firme e seguras. Sobre a execução destes tipos de revestimento, é correto afirmar:
A)Em todos os pisos e pavimentos de concreto, as formas devem ter um ressalto no sentido transversal, possibilitando o aumento da resistência à tração do pavimento e evitando a formação de trincas e rachaduras.
B)Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja drenada e esteja bem seca, para não absorver a água do concreto. É muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam armaduras longitudinais a cada 5 m, evitando o aparecimento de trincas e rachaduras.
C)Nas faixas isoladas estreitas com largura inferior a 7,5 m, não há necessidade do ressalto do tipo macho-fêmea no sentido longitudinal nem no transversal pois, mesmo as destinadas a receber cargas mais pesadas, não estão sujeitas ao aparecimento de trincas e rachaduras.
D)Os pisos e pavimentos de concreto são executados com espessura de 5 cm e sobreposto ao terreno, desta forma, são menos susceptíveis ao aparecimento de trincas e rachaduras, independentemente de suas dimensões (largura e com- primento).
E)Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja molhada antes, para não absorver a água do concreto e, ainda, é muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam juntas transversais a cada 3 m, evitando trincas e rachaduras.
Responder
Q261936 - FCC Engenheiro civil 2009
Sobre o controle tecnológico em aterros de obras de terraplanagem, considere: Está correto o que se afirma em
A)I, apenas.
B)I e II, apenas.
C)II e III, apenas.
D)III, apenas.
E)I, II e III.
Responder
Q261984 - FCC Engenheiro civil 2009
As máquinas de terraplenagem chamadas de trator, motoscraper e motoniveladora são aplicadas, respectivamente, aos serviços de
A)escavação de taludes; escavação; terraplenagem horizontal.
B)tração de outras máquinas; transporte de terra; terraplenagem horizontal.
C)escavação de taludes; desagregação de solos duros; terraplenagem vertical.
D)escavação de taludes; transporte de terra; terraplenagem vertical.
E)limpeza do terreno; escavação; conformação de valas.
Responder
Q261989 - FCC Engenheiro civil 2009
Sobre as patologias possíveis de ocorrerem em pavimentos asfálticos, considere: As patalogias I, II, III e IV representam, respectivamente,
A)afundamento de trilha de roda, deformação plástica por fadiga, agregado polido e fissuramento.
B)exsudação, deformação plástica do revestimento, corrugação e trincas em bloco.
C)desgaste superficial, escorregamento lateral, desgaste por atrito e trincas progressivas.
D)corrugação longitudinal ou costela, trinca de borda, desgaste por propagação de juntas e trinca selada.
E)deformação longitudinal, afundamento de trilha de roda, escorregamento superficial por erosão e trincas capilares regulares.
Responder
Q262025 - CESGRANRIO Engenheiro civil 2008
No transporte vertical de materiais, segundo a NBR 7.678/1983 (Segurança na execução de obras e serviços de construção), a torre deve ser estaiada nos montantes posteriores, através de cabos de aço com bitola mínima, em mm, de:
A)3,0
B)4,1
C)5,3
D)6,0
E)8,0
Responder