Questões de concursos sobre "Análise Estrutural" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Análise Estrutural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q244389 - VUNESP Engenheiro civil 2014

Na reforma de uma edificação antiga para abrir um vão entre dois ambientes, retirando uma parede divisória feita com um tijolo maciço, utilizam-se dois perfis idênticos de aço duplo T, com a largura de um quarto do tijolo e altura adequada para o serviço. Mantendo parte da parede para o apoio dos perfis, inicialmente abre-se um vão de um quarto da espessura da parede em uma das faces com a altura dos perfis e assenta-se o primeiro perfil. Em seguida,
Ver Comentários

Q244490 - VUNESP Engenheiro civil 2013

A figura (em planta) representa trincas em lajes.

A causa provável é a insuficiência de

Ver Comentários

Q244513 - VUNESP Engenheiro civil 2013

Considere o contrabatente, representado na figura.

Se z é a sobra, saliência de y sobre x, então x, y e z são, respectivamente,

Ver Comentários

Q244549 - MetroCapital Soluções Engenheiro civil 2018

No que se refere às partes principais de uma ponte, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A superestrutura é a parte da ponte que suporta de imediato o estrado.

II - A mesoestrutura é a parte da ponte que recebe os esforços da infraestrutura e os transmite à superestrutura.

III - A infraestrutura é a parte da ponte através da qual são transmitidos ao terreno de implantação da obra, rocha ou solo, somente os esforços recebidos da superestrutura.

Ver Comentários

Q244570 - MetroCapital Soluções Engenheiro civil 2018

Uma viga biengastada de 5 metros de vão suporta uma carga concentrada de 50 kN, que dista 3 metros do apoio engastado à esquerda. Qual é o valor da reação vertical no apoio engastado à direita, levando-se em conta que a viga se encontra em equilíbrio?
Ver Comentários

Q244761 - COMPERVE Engenheiro civil 2018

Para dimensionar a armadura longitudinal de uma seção de concreto armado submetida a flexão simples, um engenheiro utiliza as simplificações previstas em norma e a formulação do equilíbrio da seção, tal como descrito na figura abaixo.



Suponha que as dimensões da seção bw e h e a altura útil d sejam conhecidas, bem como as resistências de cálculo dos materiais fcd e fyd, dado um momento de cálculo Md. Utilizando uma única equação, a profundidade x da linha neutra pode ser diretamente obtida

Ver Comentários

Q244770 - COMPERVE Engenheiro civil 2018

Um engenheiro necessita determinar a distribuição da componente de tensão de cisalhamento na seção transversal reta de uma viga. Nesse contexto, use como parâmetro a figura abaixo.



Considerando essa figura, ao dimensionar uma viga com seção transversal reta I, com as dimensões relativas à espessura da alma t e utilizando como simplificação a hipótese das seções planas, o engenheiro conclui que a componente de tensão de cisalhamento na seção transversal apresenta um comportamento que varia

Ver Comentários

Q244842 - FCC Engenheiro civil 2018

Considere a viga biapoiada com 8 m de vão e seção transversal em perfil C da figura abaixo.



A tensão normal máxima devido à flexão na fibra mais tracionada da viga, em MPa, é

Ver Comentários

Q244944 - UFLA Engenheiro civil 2016

Um pilar possui seção transversal conforme mostra a figura (sem escala, dimensões em centímetros):



Se esse pilar recebe um carregamento de compressão representado por uma força resultante concentrada de 260 kN, aplicada no cruzamento dos eixos de simetria da seção transversal, a tensão axial atuante no pilar é de:

Ver Comentários

Q245094 - FGV Engenheiro civil 2018

Atenção: considere o modelo plano de escada em viga inclinada biapoiada apresentado a seguir para responder à questão.


                  


Sabendo-se que a viga da escada possui seção retangular de base igual a 20 cm (paralela ao eixo de flexão) e altura de 50 cm, o valor da máxima tensão normal de tração encontrada na seção transversal do ponto M é
Ver Comentários