Questões de concursos sobre "Alvenaria e Acabamento" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Alvenaria e Acabamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q244395 - VUNESP Engenheiro civil 2014

Nas edificações, as alvenarias podem ser classificadas em duas classes: alvenarias não estruturais ou de vedação e alvenarias estruturais ou portantes. São alvenarias estruturais ou portantes
Ver Comentários

Q244453 - Gestão Concurso Arquiteto urbanista 2018

O sistema construtivo denominado de alvenaria estrutural apresenta inúmeras vantagens sobre a construção feita de pilar em viga, sobretudo para edificações de pequeno porte e de menores vãos de laje e de abertura.


Uma característica que não pode ser considerada positiva em relação aos outros sistemas construtivos é a que

Ver Comentários

Q244514 - VUNESP Engenheiro civil 2013

A alvenaria feita por tijolos de barro comuns assentados pela largura é ainda muito utilizada. As dimensões C – comprimento, L – largura e H – altura atendem à regra de Frisch com J – espessura da junta: C = 2 L + J e L = 2 H + J.

As dimensões mais habituais são, em cm,

Ver Comentários

Q244617 - FGV Engenheiro civil 2014

Para execução de 1 m2 de parede de alvenaria de tijolo cerâmico furado de 10 x 20 x 20 cm com argamassa de cimento e areia, são consumidos: 2,25 h de pedreiro, 1,00 h de servente, 25 tijolos e 0,015 m3 de argamassa de cimento e areia.


A tabela abaixo mostra os custos desses insumos, incluindo os encargos sociais:



Considerando-se um DBI nulo, o custo unitário total desse serviço, incluindo materiais e mão-de-obra, é:

Ver Comentários

Q245262 - FUNDATEC Engenheiro 2015

Deseja-se levantar uma alvenaria com tijolos cerâmicos, cujas dimensões são 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 5 cm de altura. Sabendo que a junta de argamassa terá sempre 1 cm de espessura, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q245283 - COPESE - UFT Engenheiro civil 2018

Analise as afirmativas a seguir em relação à execução de alvenarias de vedação. 
I. Para fazer a execução de alvenarias, conforme ela vai sendo levantada, deve ser feita a verificação do alinhamento vertical, através do prumo, e do alinhamento horizontal, através do escantilhão, de preferência a cada 3 ou 4 fiadas em toda a extensão da parede. II. No encontro entre a alvenaria e os pilares, a amarração pode ser realizada com telas soldadas aparafusadas no pilar. Esta amarração é fixada entre fiadas na argamassa de assentamento. III. Recomenda-se chapiscar a face da estrutura (lajes, vigas e pilares) que fica em contato com a alvenaria, pelo menos 24h antes da execução da alvenaria. IV. As vergas e contra-vergas devem exceder a largura de no máximo 10 cm de cada lado da abertura.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q245709 - FGV Engenheiro civil 2018

De acordo com a NBR 13245:2011, o produto que tem a finalidade de conferir as características visíveis de proteção e estética do substrato é
Ver Comentários

Q245857 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Engenheiro civil 2014

A alvenaria é a mais simples das técnicas construtivas: o pedreiro empilha pedaços de material (tijolos, pedras ou blocos de concreto), um sobre o outro, para fazer paredes. 
Em relação a esse processo construtivo, é INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q246099 - FCC Engenheiro civil 2015

Para o projeto e execução de alvenarias sem função estrutural de componentes cerâmicos em obras com estrutura de concreto armado a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Para garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura, a quantidade mínima de dias que se deve aguardar para preencher esse espaço é
Ver Comentários

Q246741 - CONSULPLAN Engenheiro civil 2018

“Artifício estrutural antigo, com limitada capacidade para cobrir vãos, que pode ser utilizado para pequenas aberturas em paredes de tijolos, para suportes de vigas e ornamentação. Uma boa regra empírica para projetar é a de que a projeção de cada fiada não deve exceder à metade da altura da fiada; isso resulta em um ângulo de aproximadamente 60 graus com a horizontal e minimiza tensões de flexão nos tijolos.” Trata-se de:
Ver Comentários