Questões de concursos sobre "Tratamento de Efluentes" | Engenharia Ambiental - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tratamento de Efluentes que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q244644 - FGV Engenheiro civil 2014

Na sequência de uma ETE uma lagoa anaeróbia recebe uma vazão de 460 m3 /dia com uma concentração de DBO5,20 de 250 mg/L. Sabendo-se que a lagoa anaeróbia possui uma taxa de aplicação volumétrica de 0,2 Kg DBO5,20 / (m3 .dia) e uma altura de 5 m, a área superficial dessa lagoa é:
Ver Comentários

Q244650 - FGV Engenheiro civil 2014

Desinfecção é a etapa do tratamento da água que busca a inativação dos microrganismos patogênicos, isto é, virus, bactérias, protozoários e helmintos, realizada por intermédio de agentes físicos ou químicos.


Considere os seguintes agentes:


I - dióxido de cloro;

II - ozônio;

III - carvão ativado.


São exemplos de agentes usados no tratamento de água buscando obter a desinfecção:

Ver Comentários

Q244721 - COMPERVE Engenheiro civil 2018

Dentre as tecnologias para o tratamento de esgoto, destacam -se as de natureza biológica. Sobre os processos biológicos de tratamento de esgoto, considere as afirmativas abaixo:


I Nos sistemas de lagoas facultativas não aeradas, a estabilização da matéria orgânica se processa em taxas rápidas, implicando baixos períodos de detenção hidráulica (em torno de 8 dias).

II As lagoas de maturação são empregadas no tratamento terciário dos esgotos, sendo sua função precípua a remoção de patógenos. Diversos fatores contribuem para isso, tais como: temperatura, radiação ultravioleta natural, pH, escassez de alimento, organismos predadores, competição entre organismos e compostos tóxicos.

III As lagoas de alta taxa são concebidas com intuito de maximizar a produção algal em ambiente totalmente aeróbio. Sendo assim, as lagoas devem apresentar baixas profundidades que garantam a penetração da energia luminosa em toda a massa líquida.

IV O sistema de lodo ativado de aeração prolongada difere do sistema convencional pela menor permanência da biomassa no tanque de aeração (idade de lodo em torno de 8 a 10 dias). Devido à menor idade do lodo, o reator possui menor tanque de aeração.


Sobre os processos biológicos de tratamento de esgoto, estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q244732 - COMPERVE Engenheiro civil 2018

Para o dimensionamento de uma SAA, são utilizados diversos parâmetros, dentre eles os coeficientes de variação de consumo máximo diário e horário, representados pelos símbolos K1 e K2, respectivamente. Em um projeto de um SAA que abastecerá uma população de 10.250 habitantes, com a definição dos coeficientes K1 = 1,25 e K2 = 1,40, o projetista deixou de considerar K1 na estimativa das vazões de dimensionamento. Como consequência da desconsideração do projetista, uma parcela de
Ver Comentários

Q244791 - FCC Engenheiro civil 2018

Para a execução de obras de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto, é obrigatório o escoramento de valas com profundidade superior a 1,25 m sendo que o escoramento não deve ser retirado antes do reenchimento atingir X metros acima da tubulação ou Y metros abaixo da superfície natural do terreno, desde que seja de boa qualidade. Caso contrário, o escoramento somente deve ser retirado quando a vala estiver totalmente reaterrada. Os valores de X e Y, são, respectivamente:
Ver Comentários

Q245044 - FGV Engenheiro civil 2018

A figura mostra o fluxograma típico do sistema de lodos ativados convencional implantado em uma estação de tratamento de esgotos.



O conjunto dos reatores I, II e III trata os esgotos a nível

Ver Comentários

Q245055 - FGV Engenheiro civil 2018

Após o lançamento de uma carga de esgoto doméstico em águas limpas de um corpo d’água, ocorre um processo de autodepuração do mesmo, no qual são definidas algumas zonas características no tempo/espaço à jusante do lançamento.


Assinale a opção que indica a zona na qual se inicia o processo de decomposição da matéria orgânica, as bactérias do tipo aeróbias ainda estão se adaptando, o nitrogênio encontra-se na forma complexa e há uma sensível diminuição do número de espécies de seres vivos.

Ver Comentários

Q245059 - FGV Engenheiro civil 2018

Uma estação de tratamento recebe esgotos domésticos de uma população de 120.000 habitantes com vazão de 50.000 m3/dia e de uma indústria com concentração de DBO de 300 mg/L e vazão de 30.000 m3/dia.


Adote uma contribuição por pessoa de DBO de 60 g/(hab.dia).


Assinale a opção que indica o equivalente populacional total dessa estação de tratamento de esgotos.

Ver Comentários

Q245201 - FUNDATEC Engenheiro 2015

O processo de tratamento que consiste na retenção de esgoto no tanque do reator, onde se processa a depuração e formação de flocos de microrganismos basicamente aeróbios, cujo oxigênio necessário é fornecido através de ar injetado por equipamentos; os flocos são separados do líquido tratado na fase de sedimentação no mesmo reator, drenando-se o efluente, corresponde a qual tratamento de esgoto?
Ver Comentários

Q245463 - FGV Engenheiro civil 2018

A NBR 12.209 de 2011 trata da elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários. 
Segundo esse instrumento legal um decantador primário, que precede processo de lodo ativado, deve ser dimensionado com a vazão máxima e com uma taxa de escoamento superficial menor ou igual a
Ver Comentários