Q244061 - UFF Técnico em Agropecuária 2009
A variação da vazão na seção de saída da bacia hidrográfica como resposta à precipitação no tempo e no espaço sobre a bacia hidrográfica é denominado:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Utilização de Recursos Hídricos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A variação da vazão na seção de saída da bacia hidrográfica como resposta à precipitação no tempo e no espaço sobre a bacia hidrográfica é denominado:
O principal papel desempenhado pela mata ciliar na hidrologia de uma bacia hidrográfica pode ser verificado na quantidade de água do:
A irrigação localizada compreende os sistemas de irrigação nos quais a água é aplicada ao solo, diretamente sobre a região radicular, em pequenas intensidades (1 a 160 litros por hora), porém com a alta freqüência (de um a quatro dias), de modo que mantenha a umidade do solo na zona radicular. Para isso, a aplicação da água é feita por meio de tubos perfurados com orifícios de diâmetros reduzidos ou por meio de:
Os aspersores utilizados em pivô central podem ser classificados em quatro tipos mais comuns. Existe um denominado emissor de aplicação localizada, onde os emissores aplicam água de forma localizada, permitindo, em caso de plantio circular, o molhamento subcopa ou sobre as plantas. Este aspersor é classificado como tipo:
Este medidor de vazão de água adota o princípio de Venturi para medir a vazão em canais abertos. Consta basicamente de três seções: uma a montant e, com paredes laterais convergentes e o fundo nivelado; uma com as paredes paralelas e o fundo com declividade; e a outra a jusante, com paredes laterais divergentes e o fundo em aclive. Esse medidor de vazão é conhecido como medidor:
O intervalo, em dias, entre duas irrigações sucessivas é denominado:
Existe uma evapotranspiração em que a água é evapotranspirada por uma determinada cultura, sob as condições normais de cultivo, isto é, sem a obrigatoriedade do teor de umidade permanecer sempre próximo à capacidade de campo. É a evapotranspiração:
A salinidade é um perigo constante para a agricultura irrigada. Se houvesse a possibilidade de um fluxo contínuo de lixiviação, não haveria problema de salinização. Por isto, para se evitar a salinização dos solos, deve-se prever um sistema de:
O terraço que é recomendado para terrenos com declividade inferior a 20%, consistindo em um canal e um dique, podendo ser facilmente construído com um arado e uma enxada, chamado também de cordão de contorno, é o terraço tipo:
Um terreno sem proteção, após uma chuva violenta, perde o solo pela erosão. Isto se dá porque a água não encontra nenhuma barreira e carrega para bem longe a terra rica e solta que encontra no caminho. Um terreno com cultura perde muito menos solo após uma chuva, porque as culturas protegem o solo e diminuem o efeito erosivo das enxurradas. O importante é que o plantio seja feito em nível e em faixa, de modo que estejam juntas culturas mais densas com culturas menos densas ou vegetações. Há vários tipos de faixa. Existe um determinado tipo no qual é realizada a prática do cultivo em faixas de plantas densas como a cana-de-açúcar. Essas faixas são estreitas, com largura variando de 2 a 3 m e espaçadas de 30 a 50 metros. São colocadas no terreno em nível, para prender a terra que a água da chuva arrasta. Essas faixas podem ser de canade- açúcar, capim, limão, cidreira, mucana, etc. Este tipo de plantio em faixa é denominado faixa: