Questões de concursos sobre "Tecnologia e Produção de Sementes Agrícolas" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tecnologia e Produção de Sementes Agrícolas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q242966 - UFSM Engenheiro Agrícola 2017

A semeadura é caracterizada pela implantação de uma dada cultura por meio da utilização de sementes. A função básica da maioria das semeadoras agrícolas é distribuir no solo, preparado de forma convencional ou por práticas conservacionistas, certa quantidade de sementes com uma disposição pré-determinada. As figuras a seguir exemplificam as etapas que devem ser realizadas por uma semeadora. 

Um técnico, ao visitar um campo após a realização da semeadura da cultura da soja, observou que 95% das sementes haviam germinado; no entanto, apenas 30% das plântulas emergiram. Após investigação, o técnico concluiu que o problema foi ocasionado na operação de semeadura.
Das etapas representadas na figura, são responsáveis pelo problema ocorrido as indicadas em
Ver Comentários

Q243453 - FJPF Engenheiro agrônomo 2007

Em uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), o engenheiro se deparou com sementes que apresentaram o mesmo comprimento e largura, mas que diferiram quanto à espessura. Na seleção da peneira para fazer o beneficiamento e/ou classificação dessas sementes, ele deve optar por peneiras com perfurações (crivo):
Ver Comentários

Q243463 - FJPF Engenheiro agrônomo 2007

Uma unidade produtora, beneficiadora e armazenadora desementes recebeu um lote de sementes de soja e decidiu pela determinação do teor de água em estufa do material. Aofinal da determinação, o técnico da unidade passou os seguintes dados:


Massa em gramas, sendo, Mi - massa total inicial, Pi - massa inicial, Mf - massa final, Pa - massa de água, Pms - massa de matéria seca, U% (b.u.) - teor de água base úmida.

O Teor de Água, em porcentagem base úmida, das sementes de feijão depois deste procedimento em estufa é:
Ver Comentários

Q243465 - FJPF Engenheiro agrônomo 2007

As classes de sementes podem ser distribuídas da seguinte maneira: semente genética, semente básica, semente registrada e semente certificada. A classe de sementes que vai ser distribuída comercialmente entre os agricultores e que dará origem às plantações comerciais é a semente:
Ver Comentários

Q243615 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

O tecido que acumula reservas e se desenvolve a partir da união entre o núcleo de um gameta masculino e os dois núcleos polares da célula central do óvulo, sendo exclusivo de angiospermas, denomina-se
Ver Comentários

Q243653 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

No armazenamento de sementes classificadas como ortodoxas, o teor de umidade das sementes deve ser mantido elevado.

PORQUE

As sementes com o teor mais elevado de umidade apresentam maior viabilidade de germinação e longo período de armazenamento.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Ver Comentários

Q243654 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Em uma amostra de trabalho de 52,47 g de sementes de Pinus caribea, após a separação dos componentes, obtiveram-se os seguintes pesos: material inerte = 1,25 g e total de impurezas = 2,18 g. 

A porcentagem de pureza dessa amostra é de
Ver Comentários

Q243811 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

Dadas as afirmativas abaixo, com base no tipo de germinação das sementes, 

I. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como visto em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de milho.

II. Na germinação epígea, os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como em sementes de milho. Enquanto que, na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de feijão.

III. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do hipocótilo, como por exemplo em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do epicótilo, como visto, por exemplo, em sementes de milho.

verifica-se que
Ver Comentários

Q243825 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

A semente possui atributos de qualidades genética, física, fisiológica e sanitária que um grão não possui e que lhe confere a garantia de um bom desempenho para o estabelecimento de uma lavoura tecnicamente bem instalada. 

Considerando a Lei n.º 10711, de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q243830 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

Um saco de 30 kg de sementes de Brachiaria apresenta as seguintes informações do boletim de análises: 58% de impurezas, 42% de sementes puras e porcentagem de germinação de 70%. De acordo com os dados apresentados, quantos quilos de sementes irão efetivamente germinar no campo?
Ver Comentários