Q243037 - FGV Analista Censitário de Geoprocessamento 2017
O Pastejo Rotativo com Parcelas Fixas é um método de pastejo bastante difundido e caracteriza-se pela divisão da área de pastagem em parcelas menores ou “piquetes” fixos. Nesses piquetes, os animais entram quando há um volume de forragem significativo e são posteriormente retirados quando a quantidade de forragem atinge um limite inferior.
Na prática, esse limite inferior é definido pelo(a):
Q243038 - FGV Analista Censitário de Geoprocessamento 2017
O número de piquetes necessários para que se estabeleça a rotação das pastagens de forma eficiente é uma função da relação entre o tempo de descanso e o tempo de ocupação mais um. Considere que um produtor pretende implantar a rotação de pastagens para 10 vacas leiteiras, que necessitam diariamente de 200 m2 de pasto. O tempo de descanso é de 30 dias e o tempo de ocupação é de 10 dias.
Nesse caso, o número de piquetes e a área (ha) de cada piquete serão, respectivamente:
Q243048 - FGV Analista Censitário de Geoprocessamento 2017
A taxa de lotação das pastagens é uma medida muito importante e deve ser sempre considerada no manejo das pastagens.
Taxa de lotação é:
Q243057 - FGV Analista Censitário de Geoprocessamento 2017
Pode-se definir o sistema integração lavoura-pecuária como o aproveitamento do solo para a produção agropecuária que busca reduzir a utilização de entradas exteriores ao sistema (energia e produtos), valorizando ao máximo os recursos naturais e aproveitando os processos naturais de regulação. O sistema integração lavoura-pecuária é, simplesmente, um sistema mais autônomo e econômico, que respeita mais o meio ambiente.
No sistema integração lavoura-pecuária, em comparação com sistemas onde não se adota esse manejo, ocorre melhor aproveitamento dos nutrientes presentes nas pastagens, em virtude de que:
Q243603 - AOCP Analista de Projetos - Agronomia 2012
Relacione as colunas e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Gramínea anual de verão, folhas lineares entrecruzando-se, produz abundante forragem verde, que pode ser usada em pastejo, corte, feno ou silagem, produz cerca de 30 t/ha de forragem verde.
( ) Gramínea anual de inverno, pode ser pastejada e produzir grãos, expressiva produção em matéria seca no 2° pastejo.
( ) Gramínea de inverno, rústica, tolerante à acidez do solo causada pela presença de alumínio, após 60 dias de emergência, pode ser pastejada (30 cm de estatura), segundo pastejo na mesma condição, em geral de 30 a 35 dias após o 1°.
( ) Leguminosa anual de inverno, herbácea, raízes profundas e ramificadas, não é muito resistente ao pisoteio, no entanto, quando consorciada com gramínea pode ser usada em pastejo direto. Produz até 4,0 t MS/ha.