Questões de concursos sobre "Fisiologia da Produção" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fisiologia da Produção que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q242987 - UFSM Engenheiro Agrícola 2017

Dentre as modificações ambientais utilizadas para melhorar a relação animal-ambiente, são modificações secundárias utilizadas na produção de aves de corte no Rio Grande do Sul:
Ver Comentários

Q243820 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

Embora a água seja o recurso mais abundante do planeta, a sua deficiência no solo é um dos principais fatores que reduzem a produtividade das culturas. A esse respeito considere as afirmativas abaixo, julgando-as falsas (F) ou verdadeiras (V). 

( ) O déficit hídrico apresenta vários efeitos sobre o crescimento das plantas, sendo um deles a limitação na expansão foliar, que pode ser vantajosa por reduzir a superfície transpirante; porém, reduz a fotossíntese total da folha.

( ) Plantas sob déficit hídrico, em geral, apresentam aumento na concentração do ácido abscísico, hormônio importante na indução do fechamento estomático.

( ) Em milho, o período reprodutivo é a fase em que a planta é menos sensível ao déficit hídrico.

( ) Algumas plantas exibem ajustamento osmótico quando submetidas a déficit hídrico no solo. Isto envolve redução no conteúdo de solutos celulares, incluindo açúcares, ácidos orgânicos, aminoácidos e íons inorgânicos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
Ver Comentários

Q243823 - COPEVE-UFAL Engenheiro agrônomo 2011

A absorção de um determinado nutriente é a sua entrada, na forma iônica ou molecular, nos espaços intercelulares ou em organelas vivas da planta. Dadas as seguintes afirmações, 

I. O fósforo é um elemento extremamente importante para as plantas, apresentando baixa adsorção no solo, cuja deficiência será observada de forma mais acentuada nas folhas mais velhas.

II. A deficiência de elementos pouco ou nada móveis, como o cálcio, é mais acentuada em folhas mais novas.

III. A disponibilidade de íons, em geral, é máxima na faixa de pH 6 a 7 para os macronutrientes, sendo que nesta faixa não há grande limitação para os micronutrientes.

IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera.

verifica-se que estão corretas
Ver Comentários