Questões de concursos sobre "Entomologia e Parasitologia" | Engenharia Agronômica (Agronomia) - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Entomologia e Parasitologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q243013 - UFV Engenheiro agrônomo 2017

Várias doenças podem ocorrer no cafeeiro, dentre as quais a ferrugem, cujo agente causal é a Hemileia vastratrix Berk. et Br., é considerada a mais importante.


A respeito da ferrugem do cafeeiro, analise as seguintes afirmativas:


I. A ferrugem surgiu em lavouras do Brasil em 1970, no município de Aurelino Leal, no sul da Bahia, e espalhou-se rapidamente para todas as áreas produtoras do país.

II. O controle mais eficiente da ferrugem é feito por meio de cultivares geneticamente resistentes, em razão da baixa frequência de surgimento de novas raças fisiológicas da doença.

III. O controle químico da ferrugem é a alternativa mais viável e rápida, porque existem vários fungicidas de efeito curativo e protetores (preventivos).

IV. A ocorrência da ferrugem é restrita a ambientes específicos, porque sua dispersão para regiões distantes é lenta.


Está CORRETO o que se afirma em:

Ver Comentários

Q243304 - VUNESP Engenheiro agrônomo 2013

O uso de quarentena, de sementes e de mudas sadias, a constante inspeção, a certificação e a eliminação de vetores são métodos de controle que visam à prevenção da entrada de um patógeno em uma área ainda não infestada. Na epidemiologia, estes fatores estão relacionados ao inóculo inicial e utilizam como princípio de controle a
Ver Comentários

Q243316 - VUNESP Engenheiro agrônomo 2013

Alguns autores consideram que as doenças em plantas podem ser classificadas em seis grupos em função da interferência fisiológica no hospedeiro e que existe uma relação de especifidade, agressividade e evolução do parasitismo de acordo com a Figura 1.


Em relação aos grupos e respectiva forma de controle, temos:
Ver Comentários

Q243318 - VUNESP Engenheiro agrônomo 2013

Os princípios gerais do controle de doenças de plantas são relacionados, diretamente, com os seguintes componentes eminentes de uma doença: o patógeno, o homem e o ambiente.


Sobre esses componentes, e considerando a figura, é correto afirmar que no
Ver Comentários

Q243344 - FGV Engenheiro agrônomo 2013

A ocorrência de doenças é uma das principais causas de redução da produtividade do feijoeiro. Uma das mais importantes doenças da cultura do feijão é a  podridão- radicular-seca causada pelo fungo Fusarium solani. 

Este fungo pode sobreviver por muitos anos graças aos seus esporos assexuais, denominados
Ver Comentários

Q243407 - IADES Engenheiro agrônomo 2014

Microrganismos fitopatogênicos que habitam o solo estão, em geral, associados a doenças que se desenvolvem no sistema radicular da planta, na região basal da haste, ou no colo da planta, e em órgãos subterrâneos, como tubérculos, rizomas e bulbos. Vários fungos de solo têm a capacidade de formar estruturas especializadas de resistência que lhes permitem sobreviver em condições adversas. A esse respeito, é correto afirmar que as principais estruturas de sobrevivência formadas por patógenos de solo são
Ver Comentários

Q243444 - FJPF Engenheiro agrônomo 2007

A característica específica dos insetos, de serem capazes de infestar os produtos agrícolas nos armazéns ou mesmo no campo, define-se como:
Ver Comentários

Q243451 - FJPF Engenheiro agrônomo 2007

No armazenamento de grãos de milho observou-se o início da infestação destes por pragas de grãos armazenados. Em uma análise mais acurada determinou-se que o inseto infestante era o Sitophilus zeamais. A Espécie deste inseto pertence à ordem:
Ver Comentários

Q243666 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Os insetos provocam severos danos às plantas de importância agrícola, diminuindo a produtividade e afetando a qualidade dos grãos. Sobre esses insetos, considere as afirmativas abaixo.

I - O Acanthoscelides obtectus (Say) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

II - O Zabrotes subfasciaus (Bohemann, 1983) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

III - O Callosobruchus maculatus (Fabricius,1775) é um inseto que ataca os grãos armazenados de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

IV - O Scaptocoris castanea é um inseto que ataca os grãos armazenados da soja (Glycine max L. Merril).

Está correto o que se afirma em
Ver Comentários

Q243746 - CESGRANRIO Engenheiro agrônomo 2012

Um engenheiro agrônomo detectou a presença de mosca branca em uma lavoura de feijão. O sistema de reprodução dessas moscas brancas Bemisia tabaci (Gennadius,1889) é totalmente distinto do de outros insetos, pois se trata de um sistema de reprodução haplodiploide. O conhecimento da biologia desse inseto auxilia no entendimento desse importante vetor do mosaico dourado. 

A multiplicação desses insetos, via ovos, dá origem a que tipo de sexo?
Ver Comentários