Um afogamento acontece quando uma pessoa aspira qualquer líquido em excesso, sendo o mais comum a água. Em casos de afogamento os primeiros socorros são essenciais para que a vítima não sofra uma parada cardiorrespiratória. O trecho acima quanto ao afogamento:
A perda de sangue em decorrência de um ferimento é denominada hemorragia, que por sua vez pode ser interna ou externa. No caso de uma hemorragia externa: I – Deve-se estancar o sangue até a chegada do resgate;II – É necessário lavar o local da hemorragia com álcool. Dos itens acima:
De acordo com o Protocolo de Suporte Básico de Vida (BRASIL, 2014), durante a avaliação primária do paciente (agravo clínico), deve-se avaliar seu estado circulatório para identificar
Q243360 - Prefeitura de Fortaleza - CE Técnico de enfermagem 2016
As Diretrizes da American Heart Association e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) (2015) atualmente recomendam que a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com um único socorrista siga a seguinte sequência de procedimentos de sobrevivência básica de vida em adultos:
Q243489 - INSTITUTO AOCP Auxiliar de Enfermagem 2016
Mulher de 45 anos, sexo feminino, desempenhando função de auxiliar de serviços gerais, apresenta dispneia intensa, esforço respiratório, respiração ruidosa e extremidades com pele de cor azulada. A trabalhadora é portadora de asma já em tratamento e, após utilização de medicação previamente prescrita por seu médico, melhorou discretamente, necessitando ser encaminhada para avaliação médica. Ao acionar o serviço de resgate/ transporte médico, o termo adequado para descrever as extremidades desta paciente é
Considerando os conceitos de urgência e de emergência, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
1ª: Emergência é quadro grave de aparecimento ou agravamento súbito e imprevisto, causando risco de vida ou grande sofrimento ao paciente e necessitando de solução imediata, a fim de evitar mal irreversível ou morte.
2ª: Urgência é quadro grave de aparecimento ou agravamento rápido, mas não necessariamente imprevisto e súbito, podendo causar risco de vida ou grande sofrimento para o paciente, necessitando de tratamento em curto prazo, a fim de evitar mal irreversível ou morte.
De acordo com as Diretrizes para a Ressuscitação Cardiopulmonar da American Heart Association de 2015, classifique as afirmativas em verdadeiras (V) e falsas (F) sobre o atendimento prestado à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) aplicado por profissionais da saúde e assinale a alternativa correta.
( ) Em vítimas adultas de PCR, o correto é que os socorristas apliquem compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 movimentos por minuto.
( ) A relação compressão-ventilação com via área avançada deve ser de 1 ventilação a cada 6 segundos.
( )O esterno do adulto deve ser comprimido no mínimo 5 polegadas.
( ) Para que haja retorno total da parede do tórax após cada compressão, o socorrista deve dar 3 segundos de intervalo entre as compressões realizadas.
O choque é um distúrbio ameaçador ávida com inúmeras causas subjacentes. Caracteriza-se pela perfusão tecidual inadequada que, quando não tratada, resulta em morte celular. O choque afeta todos os sistemas corporais e pode ser classificado quanto a sua etiologia. No choque_________________ , o tipo mais comum de choque, temos como etiologia o volume intravascular diminuído. Já no choque ______________________, a causa é uma reação alérgica grave. E no choque ____________________________ temos uma infecção disseminada. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Durante a técnica manual da massagem cardíaca externa, comprime-se ritmicamente o tórax do paciente:
Q243681 - INSTITUTO AOCP Técnico de enfermagem 2016
Acidentes humanos provocados por peixes, marinhos ou fluviais, podem ocorrer por ingestão (acidente passivo) ou por ferroadas ou mordeduras (acidente ativo). Sendo assim, qual é o nome dado aos acidentes provocados por peixes?