Questões de concursos sobre "Tuberculose" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tuberculose que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232251 - IADES Enfermeiro 2018

Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa, o adoecimento por tuberculose, muitas vezes, está ligado à pobreza e à má distribuição de renda. Considerando que alguns grupos populacionais possuem maior vulnerabilidade em razão das condições de saúde e de vida a que estão expostos, é correto afirmar que a população vulnerável com maior risco de adoecimento por tuberculose são os (as)
Ver Comentários

Q232362 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Na investigação de casos suspeitos de tuberculose pulmonar, a baciloscopia de escarro deve ser realizada em, no mínimo, duas amostras: uma na primeira consulta e outra, preferencialmente na manhã do dia seguinte. Assinale a alternativa que apresenta a orientação correta para a coleta no dia seguinte a ser realizada no domicílio, pelo paciente.
Ver Comentários

Q232366 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

A Prova Tuberculínica (PT) consiste na inoculação intradérmica de um derivado protéico do M. tuberculosis. É utilizada para diagnóstico de infecção latente pelo M. tuberculosis entre contatos de pessoa com tuberculose pulmonar. Quanto a investigação de infecção latente em contatos assintomáticos adultos e adolescentes (> 10 anos), assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q232466 - COMPERVE Enfermeiro 2018

A tuberculose (TB) é a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e, por isso, deve ser pesquisada em todas as consultas, pois a infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB em indivíduos com a infecção latente (ILTB), sendo o mais importante fator de risco. Portanto, todas as PVHIV, mesmo que assintomáticas para tuberculose, devem realizar, para o diagnóstico da ILTB,
Ver Comentários

Q233300 - AOCP Enfermeiro 2018

Sobre a tuberculose, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q233482 - CESPE Enfermeiro 2018

Em relação à tendência de queda da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil, apesar dos indicadores animadores, números absolutos relacionados a essa enfermidade ainda causam indignação e representam um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos, e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil pessoas a cada ano.


Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando o cenário atual da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q233731 - COPEVE-UFAL Enfermeiro 2018

A BCG é uma vacina que previne contra as formas mais graves de tuberculose.




Administração de BCG em recém-nascido. Fonte: Google Imagens
Dadas as afirmativas referentes a essa vacina,
I. Imediatamente após a sua aplicação, forma-se uma pústula. II. É uma vacina viral e sem contraindicações quanto ao peso e idade. III. A sua via de administração deve ser exclusivamente intradérmica. IV. A ferida que evolui (mácula, pústula, úlcera e cicatriz) deve ser mantida limpa, sem a necessidade de compressão, uso de medicamentos ou curativo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Ver Comentários

Q234517 - FUNCAB Enfermeiro 2016

O tratamento da tuberculose é extenso e pode apresentar reações adversas menores, em que normalmente não é necessária a suspensão do medicamento e as reações adversas maiores, que normalmente causam a suspensão do tratamento. Marque a alternativa que apresenta as reações adversas maiores do tratamento da tuberculose.
Ver Comentários

Q234536 - UFES Enfermeiro 2016

Acerca da tuberculose, julgue as sentenças abaixo, marcando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) A busca ativa dos Sintomáticos Respiratórios consiste na atividade de saúde pública orientada a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a quatro semanas, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando à descoberta dos casos bacilíferos.

( ) A busca ativa dos Sintomáticos Respiratórios deve ser realizada permanentemente pelos serviços de saúde, no nível primário, exclusivamente, estratégia recomendada internacionalmente.

( ) Cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e, desses, 60% são bacilíferos.

( ) Taxas de cura inferiores à meta preconizada de 85% e de abandono superiores a 5% demonstram a necessidade de aumentar a qualidade na cobertura do tratamento diretamente observado no país.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q234782 - IBFC Professor - Enfermagem 2013

Sabe-se que a Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, por meio do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de Tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar partículas, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo. Para um paciente que é diagnosticado com Tuberculose Pulmonar internado em uma Unidade Hospitalar: 
Ver Comentários