Disciplinas Enfermagem Tabagismo Questões de concursos sobre "Tabagismo" | Enfermagem - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tabagismo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q241016 - FCC Analista Judiciário - Enfermagem 2014
O MS (2013) aponta alguns dos efeitos provocados pelo consumo de substâncias psicoativas associadas ao tratamento com antirretrovirais em PVHA (pessoas vivendo com HIV/Aids), como
A)o fumo, que faz com que estes pacientes apresentem maior contagem de CD4, menor carga viral e mais sintomas de depressão do que aqueles que não fazem uso.
B)a cocaína, que tem sido associada à evolução mais lenta da doença, provavelmente pela baixa adesão ao tratamento associada ao enfraquecimento do sistema imunológico.
C)o ecstasy e outras anfetaminas modificadas, que podem diminuir seus níveis séricos em até três vezes quando associadas aos inibidores da protease
D)o álcool associado aos ansiolíticos, que apagam o efeito da embriaguez.
E)o tabaco, que aumenta o risco de acidente cardiovascular e infarto, já que muitos retrovirais causam dislipidemia.
Responder
Q241347 - CESGRANRIO Enfermeiro 2014
Uma Campanha voltada para o controle do tabagismo deve considerar que
A)o objetivo é disseminar entre os trabalhadores informações sobre os problemas que o tabagismo pode acarretar para a produção e, consequentemente, para a manutenção dos seus empregos.
B)a abordagem dos trabalhadores no ambiente profissional fica dificultada pela rotina laboral.
C)os fumantes devem ser identificados para criar condições especiais de trabalho que permitam a continuidade do seu hábito, mas protejam os outros trabalhadores.
D)os problemas provocados pelo tabagismo no ambiente de trabalho são, entre outros, as faltas, os gastos com doenças, as perdas de produtividade e as aposentadorias precoces.
E)durante o desenvolvimento e implementação das ações, devem participar apenas trabalhadores ex-fumantes, para que façam parte dos processos decisórios da política de restrição da instituição.
Responder
Q241452 - FUMARC Enfermeiro 2014
De acordo com resultados do VIGITEL, 2010, pode-se afirmar, sobre a prevalência de fatores de risco e prevenção para as DCNT, EXCETO :
A)Salvador é a capital com maior prevalência de tabagismo.
B)O tabagismo é mais prevalente em pessoas com menor escolaridade.
C)Belo Horizonte está entre as capitais com maior prevalência de consumo de frutas e hortaliças (5 ou mais porções diárias).
D)Rio de Janeiro está entre as capitais com maior prevalência de excesso de peso, conforme IMC, em adultos acima de 18 anos.
Responder
Q241490 - CESGRANRIO Enfermeiro do Trabalho 2014
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a morbimortalidade causada pelo fumo. Nos ambientes de trabalho, as ações educativas que o enfermeiro desenvolve são as do tipo
A)pontuais
B)contínuas
C)de proibição
D)de penalização
E)de monitoramento
Responder
Q241869 - FCC Analista Judiciário - Enfermagem 2012
A ação da nicotina desencadeia diversos prejuízos nos indivíduos tabagistas e especificamente as mulheres são atingidas, ocasionando
A)diminuição da fertilidade pela ação tóxica sobre os sinciciotrofoblastos.
B)aumento de progesterona e testosterona, provocando menopausa precoce.
C)diminuição das lipoproteínas de baixa densidade e aumento dos níveis séricos de triglicerídeos.
D)elevação dos níveis de prostaglandina e ação vasodilatadora na musculatura uterina.
E)dismenorreia mais frequente e grave com o maior tempo de tabagismo e de número de cigarros por dia.
Responder
Q242347 - FCC Técnico de enfermagem 2017
Dentre as estratégias de promoção da saúde do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo desenvolve três ações centrais:
A)prevenir a iniciação, promover a reabilitação pulmonar de pacientes com enfisema e restringir o acesso ao fumo a pacientes idosos.
B)prevenir a iniciação, incentivar a cessação do tabagismo e promover ambientes livres de tabaco.
C)incentivar a criação de locais públicos destinados aos fumantes, estabelecer parcerias público privada para ações de educação em saúde e promover a reabilitação pulmonar de pacientes com enfisema.
D)considerar os determinantes sociais, promover a gestão antifumo e criar grupos de estudos sobre o uso de ventiladores pulmonares em fumantes.
E)promover locais livres de tabaco, incentivar o aumento dos impostos sobre a venda de cigarro e aumentar o nível de alcatrão na composição do fumo.
Responder
Q246322 - BIO-RIO Técnico de enfermagem 2015
O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública, acerca do qual a atuação da enfermagem pode interferir positivamente quando engajada com as políticas de saúde. Avalie se as estratégias do Ministério da Saúde para o controle do tabagismo incluem: I. Inclusão do tema “lares livres de fumo e cessação do tabagismo” na agenda dos profissionais das equipes de saúde da família. II. Implantação do tratamento para deixar de fumar nas unidades de atenção básica. III. Descriminalização da venda de cigarros; IV. Campanhas nacionais de controle do tabagismo. V. Fiscalização do cumprimento da legislação sobre ambientes livres de fumo através de suas vigilâncias sanitárias. Assinale a alternativa correta:
A)somente as afirmativas I, II, IV, V estão corretas.
B)somente as afirmativas II, III, IV estão corretas.
C)somente as afirmativas II, III, IV, V estão corretas.
D)somente as afirmativas I, III, IV, V estão corretas.
E)somente as afirmativas I, IV, V estão corretas
Responder
Q248295 - FCC Técnico de enfermagem 2015
Para elaboração de um fôlder educativo de acordo com o Instituto do Câncer, os esclarecimentos sobre tabagismo devem incluir:
A)o ato de fumar é um comportamento isolado e incontrolável.
B)o fumante é um dependente químico.
C)a nicotina tem influência específica no sistema nervoso períférico.
D)ao parar de fumar, o risco de morte por infarto agudo do miocárdio é reduzido em 50%, após 2 meses.
E)o acetaldeído, composto no cigarro foi excluído dos itens causadores de degeneração cerebral.
Responder
Q250573 - CESGRANRIO Técnico de enfermagem do trabalho 2014
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos ambientes de trabalho estabelece como ações de promoção da cessação de fumar as do seguinte tipo:
A)pontuais
B)contínuas
C)protetoras
D)normativas
E)legislativas
Responder
Q251789 - FCC Técnico Judiciário 2012
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, dentre os fatores evidenciados cientificamente que justificam o risco ocupacional do tabagismo passivo, inclui-se:
A)a fumaça do cigarro contém alcatrão e em contato com a pele do trabalhador causa queimaduras graves.
B)o monóxido de carbono presente na fumaça de cigarro causa hipotireoidismo ao tabagista passivo.
C)a alta concentração de nicotina é cinco vezes maior na fumaça presente em ambientes fechados do que na tragada pelo fumante.
D)a estimativa do aumento em até cinco vezes nas chances do trabalhador exposto à fumaça de cigarro desenvolver diabetes mellitus e distúrbios psiquiátricos.
E)a probabilidade da fumaça ambiental do tabaco causar, de imediato, lesões cardiovasculares e exposição às substâncias cancerígenas, aos não fumantes.
Responder